acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
31
2016

​SOPRO: Longa mineiro será lançado em Dourados pelo Cineclube UFGD

  Atualizada: 31/08/2016
O filme mostra a relação do ser humano com a natureza em uma pequena vila no interior do Brasil

Às 17h deste sábado (03), o projeto de extensão Cineclube UFGD fará o lançamento em Dourados do longa documental “Sopro”, do mineiro Marcos Pimentel, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). O filme foi exibido em mais de 20 festivais, em 16 países e recebeu sete prêmios. Com essa sessão, o Cineclube participa do lançamento do filme no circuito alternativo de exibição no Brasil. 
A neblina passeia entre as montanhas. Um vilarejo se revela em meio ao relevo acidentado. Um boi morto serve de alimento para outros animais. Porcos e cachorros dormem enquanto o riacho segue seu curso até encontrar um menino. Estas cenas introduzem a vida de uma pequena vila isolada no interior de Minas Gerais, onde moram poucas famílias que quase não tem contato com o mundo exterior.  
 
Com ritmo sereno, “Sopro”, primeiro documentário de longa-metragem dirigido por Marcos Pimentel, leva o público a um passeio por imagens da convivência entre o homem e a natureza, algumas vezes conflituosa, outras harmônica, mas sempre evidente. A imensidão das paisagens contrasta com os detalhes da vida do ser humano, numa experiência única para o olhar.  
 
Realizado sem diálogos e sem o uso de entrevistas ou locução, o longa observa o cotidiano deste microcosmo e tem como matéria-prima a essência da condição humana em simbiose com a natureza. Entre junho de 2010 e novembro de 2011, a equipe de filmagem visitou a região diversas vezes para registrar os poucos moradores do local em suas rotinas de silêncio e introspecção. 
 
MARCOS PIMENTEL - DIRETOR 
Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Como diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários que receberam 90 prêmios em festivais nacionais e internacionais, com destaque para os filmes: “Sanã” (Doc, 35mm / 18 min), “A poeira e o vento” (Doc, 35mm / 18 min), “A arquitetura do corpo” (Doc, 35mm / 21 min.) e “O maior espetáculo da Terra” (Doc, 35mm / 15 min.). Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba). Também faz curadoria na área cinematográfica e, atualmente, é um dos diretores do CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa. 
 
Trailer: http://vimeo.com/69324240  
 
FICHA TÉCNICA: 
Título: SOPRO 
Gênero: Documentário 
Duranção: 73 min 
Direção: Marcos Pimentel 
Roteiro: Marcos Pimentel e Ivan Morales Jr.  
Fotografia: Matheus Rocha 
Montagem: Ivan Morales Jr. 
Edição de som e mixagem: David Machado  
Som Direto: Pedro Aspahan 
Produção Executiva: Luana Melgaço 
Direção de produção: Cristiano Rodrigues 
Produtora associada: Tanya Valette 
Pesquisa: Marcos Pimentel e Mariana Musse 
Assistente de direção: Mariana Musse 
Empresas produtoras: Tempero Filmes e Anavilhana Filmes 
Distribuição comercial: Lume Filmes 
Distribuição para circuito alternativo: Versão Final 
 
 
PRÊMIOS: 
Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Som - Festival UNASUR (Argentina, 2014); 
Prêmio LUME - 3º Festival Internacional LUME de Cinema de São Luís (Maranhão, 2013); 
Prêmio Nuestra America Primera Copia – Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana (Cuba); 
Prêmio Finaliza – Bolivia LAB  (Bolívia); 
Prêmio Visions Sud Est (Suíça). 
 



    Fotos