​Setembro Verde: Doação de órgãos é tema de campanha interna no HU-UFGD

Atualizada: 27/09/2016

Com atividades realizadas durante todo o mês de setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) chega hoje (27) ao “dia D” de sua campanha pela conscientização para a doação de órgãos. A data – 27 de setembro – é marcada como o Dia Nacional da Doação de Órgãos e encerra as ações do Setembro Verde na instituição.

Desde o início do mês, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) vem se empenhando na execução de ações de divulgação e capacitação em torno do tema. A primeira delas foi o lançamento do curso “Capacitação sobre o Processo de Doação e Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante)”, que teve sua aula inaugural no dia 8 de setembro.

A iniciativa é voltada a colaboradores de todas as áreas da assistência à saúde, com ênfase aos que atuam nas equipes multiprofissionais das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e do Centro Cirúrgico, sendo que atingiu a marca de 52 participantes. No total, são 10 horas de curso, divididas em cinco encontros teóricos, ministrados por profissionais que integram a comissão, com base no Manual da CIHDOTT do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

De acordo com a presidente da CIHDOTT do HU-UFGD, a médica Mirna Matsui, a ação atende a uma demanda antiga dos trabalhadores, tanto no que tange a captação de órgãos e tecidos quanto para esclarecer dúvidas a respeito do assunto.

“O curso esclarece pontos como a organização do Sistema Nacional de Transplantes, o trabalho das comissões nos hospitais e todo o fluxo do processo, desde a identificação do possível doador até a captação no Centro Cirúrgico. Espera-se, com o curso, que o profissional seja capaz de sanar as dúvidas das pessoas que de se declaram não doadoras, com a finalidade de aumentar o grupo de doadores”, explica Mirna.

Atuando diretamente com pacientes que são potenciais doadores, a psicóloga da UTI Adulto, Francyelle Marques de Lima, afirma que desde que começou a trabalhar no HU-UFGD, há cerca de dois anos, o panorama da doação de órgãos vem se aprimorando, principalmente em função do trabalho da CIHDOTT.

“Os colaboradores passaram a se interessar mais pelo tema, buscam entender o assunto. E o curso, do qual estou participando, colabora para isso, pois oferece conhecimentos fundamentais para os profissionais atuarem com mais segurança, conhecimento técnico sistematizado”, declara a Francyelle.

A capacitação termina no mês de outubro e tem previsão de abrir novas turmas em breve. Além da CIHDOTT, participam da organização a Divisão de Gestão de Pessoas e a Comissão de Educação Permanente.

Redes sociais e panfletagem

Também desde o início do mês, colaboradores e pessoas da comunidade externa podem demonstrar seu apoio à causa da doação de órgãos aderindo à campanha realizada por meio do aplicativo Twibbon. Por ele, o apoiador pode alterar sua foto de perfil nas redes sociais Facebook e Twitter, inserindo junto a ela, a imagem elaborada pelo HU-UFGD com as hashtags “#DoeÓgãosDoeVida” e “#FaleComSuaFamília”.

Além da ação virtual, os integrantes da CIHDOTT organizaram para hoje (27) um cronograma de panfletagem voltada os colaboradores, nos principais horários de movimento no hall dos relógios de ponto. Pela manhã e no início da tarde, os trabalhadores que saíam e chegavam puderam tirar suas dúvidas sobre doação de órgãos e assistir aos vídeos temáticos veiculados no local. A última atividade do grupo está prevista para o período da noite.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh