Semana da Consciência Negra começa segunda-feira na UFGD

Atualizada: 12/11/2015
De 16 a 18 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará o II Seminário Regional “Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial”, na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A VI Semana da Consciência Negra integra o Seminário Diálogos Interculturais.

O tema dessa edição será “Por uma pedagogia crítica e decolonial” e o Seminário terá apresentação de trabalhos científicos e debates sobre a educação, a pedagogia e as políticas afirmativas direcionadas à população indígena e negra do Mato Grosso do Sul e do Brasil.

A abertura do Seminário será às 19h e a palestra tratará sobe “Políticas Públicas Educacionais para Diversidade no Limiar do Século XXI – da CONAE ao PNE (2014-2024)”, ministrada pela Profª. Dra. Andréia Nunes Militão (UEMS).

Já as conferências que ocorrerão até dia 18 têm como tema “Cultura, Currículo e Identidade: Desafios Epistemológicos e Práticos Para a Escola”, “Acesso e Permanência da População Negra e Indígena na Educação Superior do Centro-Oeste: Avanços e Desafios” e “A Implementação da Lei das Cotas e os Critérios de Autodeclaração”.

A programação prevê palestrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Funadação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade Católica Dom Bosco (UCBD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e UFGD.

O Seminário tem o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores e Educação (GEPRAFE).

Dia 16 de novembro

17h - Credenciamento
19h – Sessão de abertura
19h30 - Políticas Públicas Educacionais para Diversidade no Limiar do Século XXI – da CONAE Ao PNE (2014-2024).
Palestrante: Profª. Dra. Andréia Nunes Militão (UEMS);
 Mediadora:
– Doutoranda Cintia Dialo Santos – (FCH/UFGD – NEAB/GEPRAFE)

Dia 17 de novembro
13h30 - Apresentação das Comunicações Orais e Pôsteres
19h30 - Mesa Redonda 1: “Cultura, Currículo e Identidade: Desafios Epistemológicos e Práticos Para a Escola”.
Palestrantes:
- Dra. Eugenia Portela Siqueira Marques- Faculdade de Educação (FAED/UFGD - NEAB/GEPRAFE)
- Dra. Valéria Aparecida de O. Mendonça Calderoni - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Mediadora:
- Dra. Marta Coelho Castro Troquez - Faculdade de Educação (FAED/UFGD - GEPRAFE)

Mesa Redonda 2: “Acesso e Permanência da População Negra e Indígena na Educação Superior do Centro-Oeste: Avanços e Desafios”.
Palestrantes:
Dr. Marcio Aguiar Mucedula – Faculdade de Ciências Humanas (FCH/UFGD)
Drª. Adrina Sales – Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD)
Mediadora:
Maurício José dos Santos Silva – Fundação Nacional do Índio (FUNAI)

Dia 18 de novembro
19h30 - Conferência de Encerramento: “A Implementação da Lei das Cotas e os Critérios de Autodeclaração”
Palestrantes
Prof. Dr. Jeferson Mariano – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Prof. Dr. Reinaldo dos Santos – Faculdade de Educação (FAED/UFGD)
Mediadora:
Me. Jonas de Paula Oliveira – (FAED/UFGD – NEAB/GEPRAFE)