Secretaria de Educação de MS apresenta Programa Cultura, Arte e Paz para a UFGD

Atualizada: 23/06/2016
A Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação da Secretaria de Estado de Educação apresentou o Programa Cultura, Arte e Paz (CAP) para a UFGD na reunião realizada em 21 de junho com a Reitoria, a Coordenação de Núcleos e Órgãos Suplementares da Reitoria e a Coordenação da Cátedra UNESCO/UFGD “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras”.

O objetivo da reunião foi de iniciar as tratativas para a construção de parceria entre a Universidade e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul para cooperação neste Programa.
O Programa Cultura, Arte e Paz busca implementar políticas públicas e promover ações para  a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e paz.

Quando firmada, a parceria entre as instituições poderá levar os seguintes eixos para discussão nas escolas da região da Grande Dourados: Educação em Direitos Humanos/Cidadania, prevenção de acidentes, preservação patrimonial e violência (bullying; discriminação racial, religiosa, sexual, física e intelectual; violência doméstica e violência contra a mulher, idoso, criança e animais).
O Programa CAP envolve todas as escolas da Rede Estadual e a comunidade do entorno destas escolas, assim como estudantes do Projeto Avançado do Jovem na Aprendizagem (AJA), ProJovem Urbano e da Educação de Jovens e Adultos. A operacionalização é da Secretaria de Estado de Educação e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Participaram da reunião o reitor em exercício da UFGD, Márcio Eduardo Barros; a coordenadora do Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN/UFGD), Adriana Sales; a coordenadora da Cátedra UNESCO/UFGD “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras”, Jacy Correa Curado; o coordenador do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual, Miguel Gomes Filho; a representante do Programa CAP/SED/MS, Elvennis; o coordenador de Políticas Específicas para Educação/SED/MS, Alfredo Anastácio Neto; e gestor pedagógico Bruno.