Outubro

RU recebe hortaliças do projeto de aquaponia da UFGD

Atualizada: 07/10/2016
O Restaurante Universitário – RU da UFGD recebeu 60 pés alfaces do projeto de pesquisa e extensão em Aquaponia, coordenado pelos professores Rodrigo Jordan e Luciano Oliveira Geisenhoff, ambos vinculados à Faculdade de Ciências Agrárias – FCA/UFGD. A doação foi realizada em 04 de outubro.

Os alfaces são produzidos em água fertilizada pelos peixes, isentos de fertilizantes químicos e agrotóxicos, considerados mais saudáveis e ecológicos que o alface comum. Nesse sistema de produção consorciada que integra a produção de peixes e de hortaliças, as plantas são usadas como filtros da água de criação dos peixes, captando os resíduos dos peixes e usando-os como nutrientes para seu crescimento, o que reduz, consideravelmente, o uso de água.

Num sistema convencional a utilização da água chega a 16.000 litros por quilo de peixe. Já no sistema de Aquaponia utiliza-se pouco mais de 200 litros, sinal de aprimoramento da eficiência da produção intensiva, mostrando enormes vantagens dessa integração.

A nutricionista do RU, Leila Mendonça da Silva comentou que os produtos são de ótima qualidade, com folhas macias e verdes.

O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Pablo Christiano B. Lollo vê grandes possibilidades de integrar o projeto ao setor de alimentação da UFGD.
“Nossos alunos e servidores ganharão em qualidade e nossos pesquisadores poderão desenvolver ainda mais esse projeto tão inovador, que eleva significativamente a produtividade dos sistemas envolvidos usando sinergia e inteligência. Acredito que esse tipo de integração entre projetos e serviços fornecidos pela universidade, em que todos ganham, são altamente necessários para uma gestão de recursos mais eficiente ”, disse Lollo.

A comercialização dos produtos resultantes do projeto poderá financiar novas pesquisas, inclusive com custeio de bolsas para os alunos participantes. A sua ampliação também poderá gerar uma capacidade produtiva que ultrapasse os 3.000 pés de hortaliças/mês.

O projeto de Aquaponia da UFGD recebeu financiamento da PROEXT e recebe apoio da direção e dos Programas de Pós-Graduação da FCA.