Fevereiro

Restaurante Bistrô Eco Sol passa a atender duas vezes por semana na Unidade 2

Atualizada: 18/02/2016
A partir do dia 22, o Bistrô abrirá às segundas e quartas, das 11h às 12h30

Como alternativa para alimentação de estudantes e servidores, desde o dia 27 de janeiro o Bistrô Eco Sol voltou a atender na Unidade 2, na Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS), ao lado do CEI. A novidade é que a partir da semana que vem, o empreendimento passa a funcionar duas vezes por semana: às segundas e quartas-feiras, das 11h às 12h30.

A primeira refeição servida dentro do novo horário será talharim de massa caseira à bolonhesa, com opção para vegetarianos. Além do prato principal, é oferecida salada à vontade, uma sobremesa caseira e um copo de suco natural.

Como o Bistrô tem capacidade para servir uma média de 60 a 70 refeições diárias, é recomendado que se faça reserva para o almoço com pelo menos um dia de antecedência. Há dias em que ficam disponíveis algumas vagas para quem chega na hora, mas é melhor garantir. Para os interessados, as reservas podem ser feitas pelo e-mail bistroecosol.ufgd@gmail.com ou pelos telefones 3410-2896/2897.

No momento o valor das refeições é de R$ 11,00, mas em breve irá sofrer um reajuste para se adequar aos atuais custos dos gêneros alimentícios, podendo chegar a R$ 12,00.

Restaurante-escola

O Bistrô Eco Sol é um projeto de extensão da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) da UFGD que funciona como um restaurante-escola, trabalhando o empreendedorismo com grupos do assentamento Lagoa Grande e do quilombo de Picadinha.

No preparo das refeições, são priorizados alimentos agroecológicos produzidos pelos grupos incubados pela ITESS e, quando estão em falta, há uma parceria com a Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul. Essa forma de trabalho valoriza os pequenos produtores e estimula o desenvolvimento da Economia Solidária no estado, além de contribuir para mecanismos de melhoria de vida e inclusão social das comunidades envolvidas.

Todo o processo de produção é acompanhado por uma economista e uma nutricionista e segue todas as normas da legislação sanitária e rigorosos padrões de qualidade, resultando em refeições de alto valor nutricional.

As reservas também podem ser feitas com a equipe da Economia Solidária, que possui um stand da Biblioteca Central da UFGD ou, ainda, com o pessoal do quilombo, que irá montar uma feira orgânica no estacionamento próximo à Biblioteca a partir do mês que vem.

Próximas refeições

As próximas refeições do Bistrô Eco Sol já estão programadas. Fique de olho na página do restaurante para acompanhar o cardápio e as novidades: https://www.facebook.com/eco.ufgd/.
Por enquanto, seguem algumas refeições: Talharim caseiro a bolonhesa (com opção para vegetarianos); Bobó de frango; Galinhada (opcional conserva de pequi); Talharim caseiro à cabonara; Arroz carreteiro; Vaca atolada; Risoto primavera; Mini-feijoada; Yakissoba; Escondidinho de frango com mandioca; Risoto de abóbora cabotiã com carne seca.