Fevereiro

​Reitora recebe representante da Embaixada do Canadá

Atualizada: 01/03/2016
Claudia Rosa destacou a Moradia Estudantil da UFGD como diferencial

A professora doutora Liane Maria Calarge, reitora da UFGD, juntamente com a equipe do Escritório de Assuntos Internacionais – ESAI e da Pró-Reitoria de Ensino de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPP, recebeu na tarde desta segunda-feira (29) a assessora de Promoção Educacional da Embaixada do Canadá, Claudia Rosa.

Na oportunidade, Claudia Rosa apresentou algumas oportunidades de intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores para futuras parcerias entre as instituições canadenses e a UFGD. Segundo ela, o governo do Canadá quer promover a Educação do país e promover o país como um lugar de ensino e aprendizagem.

“O governo do Canadá quer promover o país como destino de Educação e abrir os olhos das instituições brasileiras para estudarem no Canadá”, enfatizou mostrando como exemplo o Amazonas Bilíngue, um programa do governo do Amazonas voltado para o intercâmbio de estudantes da rede pública daquele Estado com instituições canadenses, para o aprendizado da língua inglesa. “Queremos criar essas parcerias e vocês têm a Embaixada como vínculo”.

Claudia Rosa enfatizou também a vantagem da UFGD, uma das poucas do Brasil, a ter Moradia Estudantil. “Uma das exigências para a graduação e pós-graduação é o inglês fluente, mas vocês saem na frente com a Moradia”, dizendo ainda que o governo canadense possui uma série de bolsas de estudos para diversas áreas para os alunos brasileiros.

Para a reitora Liane Calarge, a intenção é aumentar o número de mobilidade internacional dentro da UFGD e promover o intercâmbio de estudantes e docentes. “Estamos apostando nisso e acreditando em mais condições para futuras e boas parcerias”.  A reitora agradeceu a visita da assessora dizendo que essas são portas que se abrem para todas as áreas do conhecimento na UFGD.

ESAI
A UFGD possui um Escritório de Assuntos Internacionais – ESAI que promove o intercâmbio acadêmico de alunos, professores e técnicos administrativos, além de articular e elaborar projetos internacionais.

O ESAI auxilia também diversos setores da UFGD nas atividades acadêmica, técnico-científica, cultural e administrativa em questões relacionadas a assuntos internacionais.

Atualmente, vários Acordos de Cooperação Internacional são firmados com instituições da América Latina, Europa, Ásia e África.