Reitora participa de Seminário sobre Internacionalização nos EUA

Atualizada: 18/03/2016
De 16 a 18 de março, a UFGD está representada no 4th University Internationalization Seminar, na cidade de Washington, Estados Unidos, pela reitora Liane Calarge, pelo chefe do Escritório de Assuntos internacionais (ESAI), Tomaz Espósito Neto, e pela coordenadora da Coordenadoria de Graduação, Juliana Rosa Carrijo Mauad.

O Seminário de Internacionalização das Universidades debateu a ampliação do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC) e foi realizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pelo Grupo Coimbra de Universidades, do qual a UFGD faz parte.

Além de discutir a ampliação do PAEC, de acordo com Tomaz Espósito Neto, o Seminário discutiu as tendências, oportunidades e os desafios da internacionalização, tais como a dupla titulação e o financiamento às atividades de mobilidades.Na oportunidade ainda foram feitas diversas reuniões com o propósito de aumentar os laços entres as universidades brasileiras e os órgãos internacionais para apoio político e econômico de ações no Brasil.

A reitora da UFGD participou da programação do Seminário e também foi uma das ministrantes do V Workshop of Institutional Coordinators of PEC OAS-CGBU

INTERNACIONALIZAÇÃO
Por meio do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), a OEA e o Grupo Coimbra, com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, decidiram apoiar estudantes graduados em nível superior das Américas através da oferta de bolsas acadêmicas para programas de Mestrado e de Doutorado em Universidades Brasileiras.

O PAEC é um dos maiores programas de bolsas do continente americano. Nos últimos cinco anos foram oferecidas mais de 1000 bolsas de estudos e a UFGD está negociando a participação nesse processo.

GCUB e OEA
O GCUB é uma associação de dirigentes de universidades nacionais (federais, estaduais e comunitárias/confessionais) de língua portuguesa, constituída em 2008. Sua missão é promover a integração interinstitucional e internacional, por meio de programas de mobilidade docente e estudantil, contribuindo com o processo soberano de internacionalização da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.

Por sua vez, a OEA, por intermédio de seu Departamento de Desenvolvimento Humano (DDHE), apoia os Estados Membros na criação e execução de programas que promovam o desenvolvimento humano em todos os níveis educativos. O DDHE reforça valores democráticos e de segurança por meio do marco da integração regional, fomentando oportunidades de formação para os cidadãos com o propósito de apoiar os esforços dos Estados Membros para melhorar a qualidade e equidade na educação.

Fonte: ESAI com informações do GCUB e PAEC

Fotos: ESAI