Reitor nomeia diretores e vice-diretores eleitos na UFGD

Atualizada: 01/06/2015
Durante a solenidade, foi empossada a nova diretora da Faculdade de Educação a Distância, Elizabeth Matos Rocha

O professor doutor Damião Duque de Farias nomeou na sexta-feira (29/05) os diretores e vice-diretores eleitos na UFGD via consulta prévia feita nas Unidades Acadêmicas, respeitando o voto paritário dos três segmentos: estudantes, técnicos administrativos e professores.

Em seu pronunciamento, o reitor enfatizou que as nomeações respaldam as decisões que a gestão da Universidade tomou de respeitar os três segmentos nas consultas realizadas, avançando o processo democrático dentro da UFGD e a sua autonomia.

“A nomeação acelera esse processo de consolidação das Unidades Acadêmicas na construção de passos democráticos importantes. Sabemos que a paridade cria situações de instabilidade, mas avançamos na formatação das eleições, onde precisamos avançar ainda mais. Este ato fortalece esse processo interno e a ideia de democracia na rede federal como um todo”, enfatizou o reitor, que elogiou os institutos federais de educação que têm autonomia na escolha de seus dirigentes.

Damião também parabenizou todos os docentes eleitos e que se dispuseram a enfrentar uma consulta prévia para representar suas Unidades Acadêmicas. “Vocês vão representar suas comunidades e são merecedores de dirigirem as faculdades por quatro anos. Juntos, vocês dão apoio à administração central para ajudar a UFGD a crescer e a ter mais qualidade. Serão anos de muitas conquistas e desafios, já que teremos pela frente anos mais exigentes. Temos um cenário diferente de anos passados, com maior restrição econômica, mas que vocês tenham felicidade e sabedoria nas escolhas”.

Posse EAD

Durante a o ato de nomeação dos diretores e vice-diretores eleitos, o reitor deu posse à diretora eleita da Faculdade de Educação a Distância (EaD/UFGD), Elizabeth Matos Rocha. Damião destacou que haverá um processo de investimento do Ministério da Educação na formação de engenheiros e de professores, tendo como base a EaD, inclusive com a ideia de institucionalização desse formato de ensino. “E nessa área a UFGD é vanguarda. Com certeza, a equipe da EaD será chamada para novos e importantes desafios junto ao governo federal”.

Durante a sua posse, a professora Elizabeth Rocha lembrou a trajetória da EaD na UFGD, que passou de uma “ilustre desconhecida” em 2010, a um grandioso projeto coletivo com características e identidade próprias. “Hoje temos em torno de mil acadêmicos, 400 bolsistas, 14 técnicos e 8 docentes, com 10 polos em Mato Grosso do Sul, sem contar uma turma de indígenas na Pedagogia, com o primeiro polo do Brasil dentro de uma aldeia indígena, e sendo também a segunda do Brasil a ser uma Faculdade. Tudo isso é muito significativo, pois, independentemente de gestão, a EaD fica, cresce e se consolida”, disse a diretora.

Elizabeth Rocha agradeceu a toda a equipe da EaD e pelo apoio da administração central, por reconhecer a importância dessa modalidade de ensino e pela coragem de ter apostado nessa vertente de educação.

Diretores e vice eleitos

Receberam o ato de nomeação os novos diretores e vice-diretores eleitos:

Etienne Biasotto e Farayde Matta Fakhouri (FAEN);
Elizabeth Matos Rocha e Janete Nantes (EaD);
Alfa Oumar Diallo e Mario Teixeira Sá Junior (FADIR);
Rogério Silva Pereira e Bruno Oliveira Maroneze (FACALE);
Elisangela Alves da Silva Scaff e Morgana de Fátima Agostini (FAED);
Guilherme Augusto Biscaro e Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes (FCA);
Gisele Jane de Jesus e Marcelo Fossa da Paz (FCBA);
Jones Dari Goettert e Alzira Salete Menegat (FCH);
Adão Antonio da Silva e Lucas Pizzuti (FACET);
Silvia Aparecida Oesterreich e Paulo Roberto Bertoletto (FCS).