Reformas em setores do HU proporcionam melhorias no atendimento aos pacientes

Atualizada: 20/01/2016
Como as primeiras de uma série de ações de reformulação e de adequação de ambientes, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) apresentou na manhã de ontem (19) a conclusão de obras no Pronto Atendimento Clínico (PAC) e no Centro Cirúrgico. As benfeitorias visam a melhorar a acomodação de pacientes e as condições de trabalho dos colaboradores.

No PAC, a reformulação contou com a instalação de novas portas, maiores e basculantes, para facilitar a entrada de macas e equipamentos e otimizar o fluxo de trabalho; novas instalações elétricas para a utilização de equipamentos específicos; instalações hidrossanitárias para maior conforto dos pacientes durante sua higiene pessoal e pintura do ambiente com tinta hospitalar, que é menos propícia a fungos e infiltrações e permite a limpeza frequente de portas e paredes sem danos.

Com as obras, o PAC agora tem um espaço físico melhor distribuído para o atendimento às diversas demandas que são de responsabilidade do setor. O ambiente conta com um consultório multiprofissional para consultas e classificação de risco, uma sala de procedimentos para atividades que não necessitam de anestesia e coletas de materiais para exames, e salas com leitos destinados às áreas de complexidade – vermelha, amarela e verde – de acordo com a situação de risco do paciente.

Funcionando 24 horas por dia, de segunda-feira a domingo, o PAC atua como referência às diversas especialidades clínicas e cirúrgicas atendidas pelo HU-UFGD, prestando assistência em serviços complementares de diagnóstico de baixa complexidade, emergência clínica de baixa, média e alta complexidades, com leitos de curta permanência, triagem, avaliação e internações de curta permanência. Além disso, dispõe de serviço de atenção aos colaboradores do hospital, em caso de emergências e acidentes de trabalho.

Centro Cirúrgico

Composto de quatro salas e diversas áreas de suporte interligadas entre si, o Centro Cirúrgico foi readequado a fim de proporcionar melhores condições para a realização do ato cirúrgico. Foram executadas reformas nas salas – três voltadas a procedimentos e uma própria para o preparo para a cirurgia – e no hall da Enfermagem.

Também foram instaladas bancadas de granito, em substituição às de MDF, o que as tornam mais fáceis de serem higienizadas e proporcionam maior durabilidade, além de novas janelas, visores e portas. Ainda, as instalações elétricas e hidráulicas foram revisadas, as infiltrações reparadas e a pintura com tinta hospitalar foi renovada.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh