Agosto

Proler 2015

Atualizada: 24/08/2015
O Proler Dourados iniciou-se no sábado 01/08 e vai até dia 26/09. O Programa Nacional de Incentivo à Leitura possui comitês organizados em todos os estados. Em MS possui comitês em quatro cidades, sendo uma delas em Dourados. O Programa é desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e conta com o apoio financeiro da UFGD. O comitê atualmente é coordenado pela Professora Dra. Célia Regina Delácio Fernandes da UFGD e durante muitos anos vem atuando na realização de atividades educativas que busquem formar novos leitores e mediadores de leitura. Neste ano serão realizadas oficinas de formação para professores e profissionais da educação como bibliotecários e auxiliares educacionais que atuam nas escolas públicas. As oficinas serão realizadas durante os sábados e tem o apoio do SIMTED de Dourados, local onde ocorrerão os encontros.

A etapa deste ano está sendo coordenada pelo Professor e mestrando da UFGD, Marcos Falco de Lima. Os outros professores formadores da equipe também são ou passarão pelo PPG - Letras - Programa de Pós Graduação da UFGD da Faculdade de Comunicação Artes e Letras - Facale.

O primeiro dia de encontro foi marcado pela troca de experiências e também pela troca de livros. Os setenta participantes da abertura receberam camisetas, pastas e apostila dos encontros.

O trabalho com a leitura e a leitura literária nas escolas é a mola mestra que impulsiona todo o fazer pedagógico. "Esta é uma grande oportunidade que a UFGD, por meio do Comitê Proler/Dourados e da Proex - Pro - reitoria de extensão, oferece aos profissionais da educação de Dourados e região para que possam aprimorar seu fazer pedagógico juntamente aos seus alunos enquanto mediadores de leitura" ressalta o coordenador do Proler Dourados 2015, Marcos Falco.