Projeto utiliza o cinema para discutir educação sentimental

Atualizada: 13/04/2016
A proposta para 2016 do projeto de extensão Educação pelo Cinema é a discussão de sexo, amor e romance. O ciclo de filmes já começou e a próxima sessão será neste sábado (16), às 14h, com filme “Amour” (2012), de Michael Haneke. A sessão é aberta a todos os interessados e acontecerá no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O projeto está na 15ª edição e busca promover um espaço de debate e reflexão sobre um dos temas difíceis existente em sala de aula, a educação sentimental, e as suas correlações com a educação escolar atual.

O coordenador do projeto, Prof. Dr. Alcimar Silva de Queiroz explica que tampouco a família, mas, principalmente, a escola não educa para uma vida sexual e sentimental saudáveis. Banida da escola, a educação sentimental existe apenas literariamente nos conteúdos de linguagem e expressão escrita.

Pela arte do cinema, será possível debater o assunto com os estudantes de Pedagogia da UFGD e melhor prepará-los para a carreira de docência, entendendo que a reflexão sobre suas expectativas sobre o amor romântico e sobre a sexualidade influenciarão sua ação como professores.

SINOPSE
Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são professores de música erudita que já passaram dos 80 anos. A filha, que possui a mesma profissão, vive fora do país com o marido. Um dia, Anne é vítima de um acidente e o amor que une este casal é posto à prova.
Do diretor austríaco Michael Haneke (A Fita Branca), Amor ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012 e recebeu quatro indicações ao Oscar 2013, levando o prêmio de melhor filme estrangeiro.

Fonte sobre o filme: Guia da Semana