acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
23
2016

Projeto Mais prepara quiosque de alimentação na Unidade 2

  Atualizada: 23/05/2016
O Projeto Mais (Mais Alimentação = Inclusão Social) da UFGD entrará em uma nova etapa neste mês de junho, com a aplicação de um modelo experimental de quiosque de alimentação, no bloco B da Unidade 2 da UFGD. O quiosque será formado pelos vendedores ambulantes que estão certificados pelo curso de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, oferecido em 07 de maio pelo projeto.
O quiosque será equipado com barraca, geladeira, forno elétrico, estufa, mesas de inox e diversos materiais de consumo como porta canudos, guardanapo, álcool, luva, touca descartável, produtos de limpeza entre outros necessários para manter a qualidade dos alimentos.
Isso porque o objetivo do Projeto Mais é trabalhar com os vendedores ambulantes de alimentos e contribuir na geração de trabalho e renda, realizando capacitação sobre padrões higiênico-sanitários e reduzindo o risco de doenças, de forma a fornecer alimentos seguros aos consumidores. 
Estudantes e professores dos cursos de Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e Nutrição da UFGD formam a equipe interdisciplinar do projeto e contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.
PROJETO MAIS
Antes da aplicação do quiosque, o projeto fez a identificação dos ambulantes que comercializam na cidade de Dourados e prestou assessoria na precificação dos produtos alimentícios e na legalização da atividade ambulante.
A segunda etapa foi a avaliação das condições do comércio informal de alimentos para em seguida fazer a capacitação dos ambulantes quanto aos padrões higiênico-sanitários estabelecidos pela legislação brasileira para os produtos comercializados.
Portanto, o modelo experimental de quiosque será a quarta etapa do Projeto Mais e toda a comunidade acadêmica poderá colaborar com essa iniciativa, participando da pesquisa de satisfação dos consumidores que será aplicada no quiosque e também por meio de um questionário on-line.
Enfim, a partir da qualificação técnica e do acompanhamento na produção e comercialização, o foco é que os grupos formados façam a autogestão dos seus empreendimentos.
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Isso porque o Mais é parte de um projeto maior, intitulado "Incubação de empreendimentos econômicos solidários como estratégia para desenvolvimento local sustentável na Região da Grande Dourados”, coordenado pela professora doutora Zefa Valdivina Pereira e que recebeu financiamento público do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Os vendedores ambulantes estão entre os quatro grupos incubados nessa iniciativa que também beneficia jovens rurais agroecológicos, mulheres costureiras e artesãs e mulheres indígenas agroecológicas. Tudo em busca de fortalecer a Economia Solidária e ampliar o protagonismo das mulheres e dos jovens nesses arranjos.
CONTATO
E-mail: projetomaisufgd@gmail.com