​Projeto Educação pelo Cinema debaterá o filme “Azul é a cor mais quente”

Atualizada: 23/06/2016
Neste sábado (25), às 14h, o projeto de extensão Educação pelo Cinema exibirá e debaterá o filme francês “Azul é a cor mais quente”, dirigido por Abdellatif Kechiche, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é gratuita e todos os interessados estão convidados a participar.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2013, o longa conta a história de Adèle, uma estudante do colegial que começa a se relacionar com o jovem Thomas, mas não se sente completa ao lado dele. Ela então descobre, no azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher.

Após a exibição, haverá discussão da temática LGBT, isso porque a proposta para 2016 do projeto de extensão é a discussão de sexo, amor e romance. Entre os filmes que já foram exibidos neste ano estão “Amour” (2012), dirigido por Michael Haneke, e "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005), dirigido por Ang Lee.

Em sua 15ª edição, o projeto busca promover um espaço de debate e reflexão sobre um dos temas difíceis existente em sala de aula, a educação sentimental, e as suas correlações com a educação escolar atual.

Pela arte do cinema, é possível debater o assunto com os estudantes de Pedagogia da UFGD e melhor prepará-los para a carreira de docência, entendendo que a reflexão sobre suas expectativas sobre o amor romântico e sobre a sexualidade influenciarão sua ação como professores.

E-mail: AlcimarQueiroz@ufgd.edu.br (coordenador do projeto)