​Projeto de visitas à Maternidade do HU-UFGD retoma atividades nesta segunda-feira

Atualizada: 22/01/2016
Inscrições estão abertas para gestantes e acompanhantes interessados em conhecer a instituição

Volta às atividades nesta segunda-feira (25) o projeto “Por uma vinda bem-vinda”, que consiste na visita guiada às instalações da Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), com informações e esclarecimentos tanto sobre a instituição quanto sobre o parto em si e primeiros cuidados com a saúde da mãe e do bebê.

As visitas acontecem todas as segundas, terças e quintas-feiras, às 18 horas, e é necessário realizar agendamento prévio. Cada grupo poderá ter até dez gestantes e seus acompanhantes, que são incentivados a participar deste momento. A iniciativa é aberta a todas as gestantes de Dourados e região, independentemente de onde esteja sendo feito o pré-natal.

Durante a visita ao HU-UFGD, o grupo é acompanhado por acadêmicos do 6º semestre do curso de Psicologia que, ao final, conduzem uma roda de conversa para esclarecer as possíveis dúvidas. Além das visitas, as gestantes e seus acompanhantes são convidados a participar no primeiro sábado de cada mês de um workshop, que aborda as principais questões acerca da maternidade.

“O objetivo é possibilitar que as gestantes conheçam a Maternidade e identifiquem o local em que, possivelmente, farão seus partos e onde permanecerão depois deles. Além disso, ações dessa natureza estão em consonância com a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde”, esclarece a professora Luciana Leonetti Correia, que supervisiona as atividades realizadas pelos acadêmicos de Psicologia.

O telefone para o agendamento das visitas é (67) 3410-3117.

Nem imaginava como era

“Achei tudo muito interessante, nem imaginava como era”, relatou Rafaela Maria Zengo Vargas, 22 anos, que esperava o primeiro filho quando participou da visita, no final do ano passado, já com 38 semanas de gravidez. Rafaela veio acompanhada por uma tia e contou que ficou sabendo da possibilidade de visitar a Maternidade por meio página que o Projeto “Por uma vinda bem-vinda” mantém no Facebook.

Para Estela Rojas, 39 anos, a visita foi “esclarecedora”. Ela estava também com 38 semanas de gravidez quando participou do projeto. À espera do terceiro filho, ela conta que, apesar de sempre ter vivido em Dourados, não conhecia o HU. “Desta vez, terei meu bebê aqui, então achei importante vir conhecer e me informar para ficar mais segura”, disse.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh