​Profissionais do HU-UFGD debatem segurança do paciente durante a 1ª Semana da Enfermagem

Atualizada: 13/05/2016
Aprimorar a qualidade da assistência à saúde e multiplicar boas práticas em segurança do paciente foram as máximas da 1ª Semana da Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Finalizado ontem (12), o evento teve a participação de enfermeiros e outros profissionais de saúde do HU que se reuniram para três dias de palestras e debates.

Com atividades focadas no tema “Segurança do Paciente”, a Semana teve como objetivo desenvolver nos colaboradores uma visão crítica para identificação de situações que possam oferecer riscos adicionais aos usuários, de modo a prevenir e reduzir problemas, promovendo um ambiente livre de danos.

Para a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFGD, Angela Mendonça de Souza, o evento foi uma ótima oportunidade de parceria com a Divisão de Enfermagem e ocasião ideal para abordar um assunto tão importante como a segurança do paciente.

“Estávamos com necessidade de um evento focado no tema, que exige constante atualização por parte dos profissionais de saúde. E após as palestras, nas rodas de discussão, todos puderam tirar suas dúvidas e interagir, expondo casos aos palestrantes e a outros colegas”, explicou a colaboradora.

Durante os três dias de atividades, cerca de 80 funcionários tiveram acesso a palestras dos mais variados assuntos referentes à segurança do paciente, como o manejo de usuários com sífilis, prevenção de úlceras por pressão, microcefalia, influenza e reações transfusionais, entre outros tópicos.

Além de palestrantes do próprio corpo do hospital, o evento recebeu profissionais externos ao HU, em parcerias firmadas com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN/MS) e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul (CIEVS/MS).

Educação Continuada

Para as edições futuras, a ideia é abordar outros temas, ampliar a participação dos profissionais do hospital e possibilitar que acadêmicos e enfermeiros de outras instituições tenham acesso ao evento.

“Nesta primeira experiência, além de homenagear o profissional da Enfermagem pelo seu dia – 12 de maio – propusemos discussões que contribuirão para a melhoria da nossa assistência, sabendo que os trabalhadores que participaram podem multiplicar o debate em seus setores”, ressaltou a enfermeira Priscyla Tainan Camargo, integrante da Comissão de Educação Permanente do HU-UFGD.

A 1ª Semana da Enfermagem do HU-UFGD é uma iniciativa conjunta do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, das divisões de Enfermagem e de Gestão de Pessoas e da Comissão de Educação Permanente. O período escolhido para sua realização homenageia o mês da Enfermagem, maio, no qual são comemorados os dias do Enfermeiro, do Técnico e do Auxiliar em Enfermagem.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh
Legenda: Palestras dos mais variados assuntos enfocaram a importância da segurança do paciente na rotina hospitalar