Professores e estudantes são convidados a criar Ligas Acadêmicas dos cursos

Atualizada: 25/01/2017
As Ligas Acadêmicas são responsáveis por realizar ações extensionistas como palestras, cursos, oficinas entre outros

Não é novidade que tanto estudantes como professores ligados à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizam atividades em escolas públicas, nas aldeias indígenas, creches e asilos, nos bairros mais carentes, em assentamentos e comunidades rurais. Também é notória a aproximação entre a comunidade acadêmica e os setores agrícola, pecuário e da indústria de Dourados e região.

Pensando em oferecer maior apoio a essas iniciativas, a UFGD incentiva professores e estudantes dos cursos de graduação a criar e ou fortalecer as Ligas Acadêmicas, que serão responsáveis por realizar ações sociais e outras ações extensionistas como palestras, cursos, oficinas entre outros.

“A ideia de Liga Acadêmica existe há muitos anos no Brasil, no curso de Medicina, com o intuito de reunir os docentes, alunos e profissionais da área. Com o tempo, o conceito de Liga Acadêmica veio mudando, mas continua sendo uma tradição muito forte dos cursos da área de Saúde. As Ligas Acadêmicas hoje são constituidas por um grupo de docentes e estudantes que querem levar conhecimento e serviços importantes para uma ou várias comunidades, além de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem na formação do acadêmico”, descreve a pró-reitora de Extensão e Cultura, Juliana Carrijo Mauad.

Juliana enfatiza que entre os universitários e os docentes da UFGD já há uma cultura muito forte de realizar eventos de formação, ações extensionistas diversas, além de ações sociais fora do campus. No entanto, são atividades isoladas e que muitas vezes são consideradas como menos importantes dentro do contexto da universidade.

Com a criação das Ligas Acadêmicas nos diferentes cursos de graduação e o fortalecimento das Ligas já existentes, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UFGD) quer dar visibilidade e valorizar as atividades de Extensão. "Primeiramente, porque a Extensão é parte do compromisso da universidade, é uma das formas de retornar à sociedade os recursos investidos através dos impostos pagos de cada cidadão. Além disso, a extensão é um diferencial na formação dos acadêmicos. As ligas acadêmicas oferecem a oportunidade de os estudantes viverem o tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão. Assim, a universidade pode formar um profissional que tem mais do que o conhecimento técnico e teórico, mas um profissional consciente da importância do seu papel como cidadão, e competente para enfrentar os desafios da sua área de trabalho”, avalia Juliana.

Como inscrever o projeto
Qualquer professor de graduação pode submeter um projeto para criar a Liga Acadêmica do curso de graduação onde atua. As inscrições do projeto devem ser feitas no SIGProj, até dia 5 de fevereiro. Nos cursos onde a Liga já existe, será necessário criar ou atualizar os dados do projeto respeitando o mesmo prazo. Todas as informações sobre como cadastrar o projeto estão disponíveis no edital.

Os projetos aprovados poderão receber recursos para selecionar bolsistas. O Edital PROEX nº 01/2017 prevê a disponibilidade de 20 bolsas para estudantes envolvidos nas Ligas Acadêmicas. As  bolsas terão vigência de 10 meses, carga horária de 12 horas e valor de R$ 400,00.