Professores da UFGD conquistam 05 bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Atualizada: 03/02/2017
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou na última terça-feira (31), o resultado da Chamada 12/2016, de concessão de novas bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Agência.

Foram contemplados, ao todo, 3.401 pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, divididas nas categorias 1A, 1B, 1C, 1D e 2. Desse total, cinco são professores/pesquisadores da UFGD: Dr. Arquimedes Gasparotto Junior (FCS), Dra. Cándida Graciela Chamorro Argüello (FCH), Dr. Clandio Favarini Ruviaro (FACE), Dr. Gustavo Graciano Fonseca (FCBA) e Dra. Silvana de Paula Quintao Scalon (FCA), que é coordenadora de Pós-graduação (COPG) da UFGD e teve a bolsa renovada.

As bolsas PQ são as de mais alto nível do CNPq e destinadas a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento com o objetivo de incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Por isso, a pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, Kely de Picoli Souza parabeniza os pesquisadores e ressalta a importância dessa conquista para a UFGD. Ela explica que quando o pesquisador pleiteia uma bolsa de produtividade em pesquisa, ele coloca à disposição de seus avaliadores um currículo que resume esforços contínuos e intensos dentro de sua carreira direcionados à produção de conhecimento, tecnologia e inovação.

Todo este trabalho, majoritariamente, é realizado em grupo, agregando outros pesquisadores e, na universidade em especial, alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, ou seja, a pesquisa abre oportunidades de formação acadêmica, técnico e científica aos envolvidos. Para que tudo isso ocorra é necessário fomento e infraestrutura.

“Considerando que alguns editais de fomento externo de maior investimento têm limitado a função de coordenador da proposta à bolsistas PQ, esta conquista amplia as possibilidades de captação de recurso externo para investimento em nossa instituição. Em suma, nossos parabéns aos docentes pesquisadores Silvana, Cándida, Gustavo, Arquimedes e Clândio pelo reconhecimento externo ao seu trabalho como pesquisador e também por abrir novas oportunidades para a comunidade UFGD”, desejou a pró-reitora.

Por fim, Kely Picoli afirmou que sabe que o número limitado de bolsas PQ-CNPq nas diferentes áreas de conhecimento não contempla todos os que teriam o mérito para tal e por isso disse que aproveita a oportunidade para estender os cumprimentos a todos os pesquisadores da instituição que levam e elevam o nome UFGD no cenário nacional e internacional, por meio dos produtos de seu trabalho científico e de formação de recursos humanos.

Para os que estão iniciando a carreira científica, a pró-reitora ressalta que esta coroação de “bolsista de produtividade em pesquisa” começou para muitos com o título de “bolsista de iniciação científica”, quando eram estudantes de graduação.

Fonte: Com informações da COPq/PROPP/UFGD e do CNPQ