Agosto

Professor de Ciências Sociais publica artigo na revista Iberoamérica da Rússia

Atualizada: 24/08/2016
Acaba de ser lançado o último número da revista russa Iberoamérica (n. 2, vol. 81) com o artigo “Cuba: entre las reformas y la actualización del modelo”, de autoria do professor Marcos Antonio da Silva, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O artigo analisa a transição cubana e as atuais mudanças (políticas e econômicas) que ocorrem no país sob o governo de Raul Castro, em um processo denominado de “atualização do modelo”. Além disto, discute, ainda que brevemente, a retomada das relações entre Cuba e EUA e os efeitos da visita de Barack Obama a ilha caribenha, bem como os desafios para a normalização das relações entre os países.

A revista é uma das principais publicações científicas da Rússia. Editada em espanhol, publica artigos sobre a América Latina de estudiosos russos e latino-americanos discutindo temas econômicos, políticos, sociais e culturais e as relações entre a Rússia, a região e o mundo ibérico. A revista foi criada em 1998 pelo Instituto de Latinoamerica (ILA) da Academia de Ciências da Rússia.

O acesso ao Instituto e a Revista pode ser feito no endereço: http://www.ilaran.ru