Março

Professor da UFTM ministrou oficina na UFGD sobre ensino de física solar

Atualizada: 23/03/2017

A UFGD recebeu o professor Pedro Donizete Colombo Junior, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), para ministrar uma oficina com o tema “A física solar e o ensino de física: algumas possibilidades”, em 04 de março. Participaram do evento alunos do ensino médio e alunos do curso de Licenciatura em Física da UFGD.

A apresentação teve como principal objetivo discutir aspectos do ensino de Física que levem em conta a necessidade de novas abordagens, além das recentes pesquisas realizadas por docentes. A organização do evento foi da professora Ariane Baffa Lourenço, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET).

Durante o evento, além das explicações teóricas, houve também o desenvolvimento de um projeto experimental. Cada participante teve a oportunidade de construir um espectroscópio amador utilizando materiais de baixo custo e fácil aquisição, como CD’s, réguas, tesouras, tubos de papel higiênico, fita isolante, papel cartão preto e fita adesiva. O objetivo foi demonstrar a decomposição da luz visível em seu espectro de cores, identificando ainda espectros contínuos e de emissão de fontes de luz. Ao final da atividade, os alunos foram desafiados a observar outras fontes de luz em seu dia a dia.

Embora muito importante do ponto de vista cotidiano e científico, conteúdos relacionados ao sol raramente são trabalhados em salas de aulas, seja no Ensino Médio ou em cursos de formação de professores. A Física Solar permite trabalhar diferentes tópicos do ensino de física de modo contextualizado e interdisciplinar.