Pesquisadores da UFGD apresentam trabalhos no Uruguai

Atualizada: 24/02/2017
 Um grupo de pesquisadores e pós-graduandos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está apresentando trabalhos no “Expanding C. elegans research: First Latin American Worm Meeting”, que acontece de 22 a 24 de fevereiro em Montevidéu, Uruguai.

O congresso pretende integrar laboratórios e criar de redes de pesquisa na América Latina, fornecendo e ampliando a atualização do modelo experimental in vivo Caenorhabditis elegans (que permite análise microscópica sem necessidade de dissecção do animal) na pesquisa científica, além de incentivar futuras colaborações entre os pesquisadores dos países participantes do evento.

Os estudos apresentados em nome da UFGD são desenvolvidos pelas doutorandas Jaqueline Ferreira Campos (Ciências da Saúde), Laura Costa Alves de Araujo e Thalyne Bonamigo (ambas da Biotecnologia e Biodiversidade), e pela professora visitante Ana Paula Boleti (Biologia Geral/Bioprospecção), todas integrantes do Grupo de Pesquisa em Biotecnologia e Bioprospecção aplicados ao Metabolismo (GEBBAM) coordenado pelos professores Edson Lucas dos Santos e Kely de Picoli Souza, pertencentes a Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA.

Durante a seleção para o evento, as doutorandas Jaqueline e Laura concorreram com estudantes de pós-graduação de toda a América Latina e foram selecionadas para o programa de bolsas financiadas pelo International Centre of Genetics Engineering and Biotechnology (ICGEB).

Confira, abaixo, a lista de trabalhos apresentados:

- Extract from the pulp of the fruit of Campomanesia adamantium produces no toxicity in Caenorhabditis elegans
- Cytotoxicity and toxixity of the ethanolic extract of propolis from Melipona quadripasciata anthidioides
- Toxicity of extracts of propolis from Melipona orbignyi and Tetragonisca fiebrigi in Caenorhabditis elegans

- Antioxidant activity of extract from the stem bark of Bertholletia excelsa and its non-toxic effects in model the nematode worm Caenorhabditis elegans

Mais informações: http://pasteur.uy/en/last-news/first-latin-american-worm-meeting.