Dezembro

​Pelo terceiro ano consecutivo, Banco de Leite do HU-UFGD recebe classificação Ouro

Atualizada: 22/12/2016
Credenciamento está vinculado ao programa da Rede Global de Bancos de Leite Humano

O Banco de Leite Humano (BLH) Hilda Bergo Duarte, do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), recebeu ontem (21), durante reunião da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano, em Campo Grande (MS), o certificado “Excelência em Banco de Leite Humano” na categoria Ouro, pelo trabalho desempenhado entre julho de 2015 e junho de 2016.

É a terceira vez consecutiva que o BLH do HU-UFGD alcança a categoria máxima, atendendo em plenitude todos os critérios estabelecidos Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano e que baseiam o credenciamento anual da Rede Global de Bancos de Leite Humano.

A nutricionista Rita de Cássia Dorácio Mendes, responsável pelo BLH do HU-UFGD, explica que o credenciamento é feito anualmente e avalia as informações de produção, capacitação de recursos humanos e parque tecnológico.

“Com muita alegria recebemos este certificado porque representa a dedicação de toda a equipe do BLH. Nos preocupamos sempre em oferecer um serviço de qualidade ao binômio mãe-filho atendido no HU-UFGD/Ebserh. Essa premiação fecha com chave de ouro o ano de 2016, ano esse em que tivemos muitas conquistas para melhorar ainda mais o atendimento para 2017”, destaca a pofissional.

Integram a equipe um médico, uma nutricionista, uma farmacêutica, uma enfermeira, dois técnicos em Enfermagem e cinco auxiliares.

O Credenciamento dos Bancos de Leite Humano é uma iniciativa resultante da articulação da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), sob a coordenação do Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Em 2016, 198 bancos de leite humano de todo o País foram indicados pelos estados para o credenciamento no programa. Desse total, 182 foram credenciados, entre eles, o BLH do HU-UFGD.

Números

O relatório de produção do Banco de Leite do HU-UFGD revela que, entre julho de 2015 e junho de 2016, foram realizados 4.164 atendimentos individuais, 125 atendimentos em grupo e 2.226 visitas domiciliares. Nesse período, houve 1.883 doadoras e uma coleta total de 1.572,1 litros de leite humano, que beneficiou 956 bebês.

O Banco de Leite do HU-UFGD atende preferencialmente a recém-nascidos e a bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A prioridade são as crianças em risco, ou seja, aquelas que pesam menos de 1,5 kg. O leite vem das doadoras internas, que são as próprias mães, e de doadoras externas, aquelas que estão em período de lactação e têm excedente para doação.

A coleta do leite das doadoras externas é feita em parceria com o Corpo de Bombeiros de Dourados e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Mais informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone do Banco de Leite Humano do HU-UFGD: (67) 3410-3002.

História

O Banco de Leite Humano Hilda Bergo Duarte é o único em Dourados e foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 2006. Foi idealizado pelo obstetra Antônio Marinho Falcão Neto, quando a administração da Maternidade e da UTI Neonatal era responsabilidade do Hospital Evangélico.

Porém, só em fevereiro de 2008, já sob gestão do Município, tiveram início as atividades assistenciais, de apoio e incentivo ao aleitamento materno, funcionamento da sala de ordenha e distribuição de leite humano ordenhado cru no então Hospital da Mulher.

Em dezembro de 2008, ocorreu a ativação dos setores de lavagem, esterilização, laboratório de pasteurização, laboratório de microbiologia, área de armazenamento e estocagem e recepção com estrutura no então Hospital do Trauma. Em fevereiro de 2009, iniciou-se a coleta externa, a visita domiciliar e o processo de pasteurização e distribuição de leite humano ordenhado pasteurizado.

Em janeiro de 2011, o serviço passou a ser administrado pelo HU-UFGD e, em agosto de 2014, foram inauguradas as novas instalações, permitindo que todo o processo, da ordenha à pasteurização, armazenamento e distribuição, fosse centralizado no mesmo local.

Fonte: Unidade de Comunicação - HU-UFGD