Outubro

Outubro Rosa: HU-UFGD oferece atendimento e exames preventivos para as colaboradoras do hospital

Atualizada: 04/10/2016
Até o final do mês, atendimentos com hora marcada vão possibilitar a realização de exames clínicos, de laboratório e de imagem

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama em 2016. O câncer de mama responde por cerca de 25% das novas ocorrências a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Para alertar as trabalhadoras do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, as atividades referentes ao Outubro Rosa incluem, este ano, a realização de atendimentos de saúde, com direito a coleta de preventivo e exame clínico das mamas.

A ação teve início nesta terça-feira (4), com a distribuição de panfletos e dos tradicionais lacinhos cor-de-rosa, que são o símbolo da campanha de prevenção ao câncer feminino. Para agendar o atendimento, as colaboradoras devem procurar a Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) até o dia 13 de outubro, das 7h às 18h, levando cartão SUS e um documento pessoal.

A coleta de preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau) e o exame clínico das mamas serão realizados entre os dias 17 e 21 de outubro, no horário agendado, que pode ser no período da manhã, tarde ou noite. Caso haja necessidade, a colaboradora poderá ser encaminhada para a realização de mamografia, no próprio hospital.

Veja mais fotos

Dourados Rosa

Na manhã desta segunda-feira (3), o HU-UFGD participou da abertura da campanha Dourados Rosa, promovida pela prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Rede de Enfrentamento de Violência contra Mulher e outras instituições.

O tema da campanha é "Valorize a vida: previna-se" e a ação de segunda-feira, na praça Antônio João, lembrou os dez anos da Lei Maria da Penha no Brasil, além de oferecer diversos serviços, como atendimentos na área da saúde, orientação jurídica, psicossocial e sensibilização acerca dos direitos da mulher.

A equipe do HU-UFGD ofereceu informações sobre nascimento e parto, com esclarecimentos sobre as posições que favorecem o trabalho de parto e os métodos não farmacológicos para o alívio da dor.

Confira a galeria de imagens

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh