NuMIAc se mobiliza para compor Conselho Diretor

Atualizada: 14/12/2016
O Núcleo Multidisciplinar para a Inclusão e Acessibilidade (NuMIAc) realizou, no dia 13 de dezembro, a sua 1ª Assembleia Ordinária, após aprovação do Regimento do Núcleo pelo Conselho Universitário (Couni).

Para a sua realização, foram convocadas todas as faculdades da UFGD, Diretório Central dos Estudantes, Associação de Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais (SINTEF) e Pró-Reitorias.

Participaram da primeira assembleia os representantes docentes, discentes e técnicos da FACE, FCS, FACALE, FAED, EAD, FAIND e PROGESP.

A finalidade da assembleia foi definir, coletivamente, a composição do Conselho Diretor do NuMIAc: Vice-presidência; Representantes do Corpo Docente; Representantes do Corpo Discente; Representante dos Técnico-Administrativos; e Representantes da Sociedade Civil.

Na avaliação do chefe do Núcleo, Leonardo Cabral, as discussões coletivas foram muito importantes para os próximos direcionamentos do NuMIAc e a participação de todos será fundamental e imperativa.

Na ocasião, ficou decidido (com base no próprio regimento do NuMIAc) que:

Conselho Diretor - Representantes Docentes (Titular e Suplente): O Conselho Diretor de cada uma das 12 Faculdades da UFGD indicarão dois representantes para as questões da Inclusão e Acessibilidade em sua unidade. Estes, após convocação do NuMIAc, comparecerão à próxima assembleia ordinária para que, dentre os 24 representantes do corpo docente das faculdades, dois deles sejam indicados / votados, por sua categoria, para compor o Conselho Diretor do NuMIAc. Na ocasião, esteve presente a Profa. Dra. Mirlene Ferreira Macedo Damázio (FAED/UFGD), que se dispôs a possíveis indicações.

Conselho Diretor - Representantes Discentes (Titular e Suplente): Será reencaminhado para o Diretório Central d@s Estudantes a convocação para que eles possam indicar estudantes interessados. No dia 13 de Dezembro, esteve presente Ana Clara Lima Silva, discente com percurso acadêmico já envolvido nas questões de Acessibilidade e Inclusão da UFGD. Por unanimidade, a mesma foi eleita Representante Titular Discente do NuMIAc. A suplência será definida na próxima reunião ordinária do NuMIAc.

Conselho Diretor - Representantes Técnico-Administrativos (Titular e Suplente): Ficou definido, em assembleia, que o NuMIAc solicitará ao SINTEF que, no âmbito de seu próprio Conselho Diretor, sejam indicados dois nomes para a composição do Conselho Diretor  do NuMIAc, representando a categoria de Técnico-Administrativos.

Conselho Diretor - Representantes da Sociedade Civil (Titular e Suplente): Será reencaminhada a convocação para a ACED e para o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CMDPD, a convocação para que eles possam indicar possíveis interessados em compor o conselho Gestor do Núcleo em ocasião da próxima Assembleia Ordinaria do NuMIAc.

IMPORTANTE: Cada Unidade que já definir seus próprios representantes pode enviar  os nomes para numiac@ufgd.edu.br

O Regimento do NuMIAc está disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/NUMIAC/Res.%20078-2016%20Regimento%20do%20NuMIAc.pdf

Fonte: NUMIAc