acessibilidade

Início do conteúdo da página
Julho
29
2015

Nota explicativa à comunidade acadêmica da UFGD sobre os repasses dos recursos do MEC

  Atualizada: 29/07/2015
Devido a medida de redução de gastos e equilíbrio das contas públicas federais, via Decreto 8.456/2015 de 22/05/2015, comunicamos que foi enviado uma nota aos Diretores das Unidades Acadêmicas suspendendo temporariamente os pagamentos da UFGD até a normalidade dos repasses do Governo Federal, mantendo somente os pagamentos inerentes ao FUNCIONAMENTO ESSENCIAL da Universidade e a POLÍTICA DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL já programada.

O governo normalmente repassa o montante total orçamentário no início do ano, logo após a aprovação da LOA no Congresso Nacional, porém este ano, não foram liberados ainda 28% do custeio (despesas de funcionamento, administrativas, bolsas, etc.) e 75% dos recursos de investimentos (construções, aquisição de equipamentos, livros, etc.). Mesmo com o corte, o recurso não tem sido repassado integralmente pelo Ministério da Educação. Todo mês tem ficado em atraso, aproximadamente 20 a 30% das despesas liquidadas no sistema financeiro do Governo Federal (SIAFI), de modo que acumulamos mensalmente contas a pagar desde janeiro de 2015.

Diante do novo cenário orçamentário, que cortou parte do montante disponível à nossa instituição, a Administração Central da UFGD tem efetuado todos os esforços possíveis, para desde o início desta nova gestão, encontrar alternativas que nos possibilite otimizar o uso do recurso público e minimizar o impacto dos cortes efetuados em nosso orçamento. Esta é uma nova realidade que precisa ser COMPREENDIDA, INFORMADA e ADOTADA por toda comunidade acadêmica.


Liane Maria Calarge
Reitora UFGD