NOTA DE REPÚDIO - PIBID

Atualizada: 11/05/2016
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, importante ferramenta para aperfeiçoamento e valorização da formação de Professores para a educação Básica, sofreu no último dia 15/04/2016 grave alteração em sua estrutura e interrupções de ações que já são realizadas. A Portaria da CAPES 046/2016 publicada no DOU neste dia, representa ameaça ao PIBID e PIBID Diversidade e desrespeita a autonomia das IES, em especial desta que se manifesta. Haja vista que os significativos resultados deste, na formação de professores, trouxeram às escolas parceiras melhorias nos processos ensinoaprendizagem, o que torna incompreensível a decisão da CAPES de desestruturação.

Não sendo bastante, o diálogo proposto pelo MEC através do “Grupo de Trabalho”, com a participação de parlamentares, representantes dos coordenadores institucionais do PIBID, entidades representativas de Reitores, estudantes, redes de ensino e sociedade, foi desconsiderado, negando assim toda a história e o futuro do Programa, desconstruindo a confiança entre tais entes.

Sendo assim a Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD manifesta sua indignação e repúdio à Portaria 046/2016 da CAPES e pede sua imediata revogação, esperando que as consequências de tal ato não se concretizem e gerem uma profunda perda, tanto para os futuros professores quanto para os parceiros beneficiados.

Dourados, 11 de maio de 2016.

Marcio Eduardo de Barros
Reitor da UFGD em exercício