Novembro

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA REITORIA - 15/11

Atualizada: 15/11/2016
No sábado dia 12 de novembro foi realizada reunião entre a Reitoria, representantes do SINTEF e da ADUF com a comissão do movimento “OcupaUFGD” na qual foi definido que as demandas das Pró-Reitorias da segunda-feira (14) seriam atendidas diretamente no portão da Unidade I, e as demais levadas para uma reunião do referido movimento com a Reitoria, agendada para às 18h daquele mesmo dia. Conforme combinado, uma servidora tentou acesso ao prédio às 7h30 da manhã o que, de pronto, foi negado pelo movimento. Mais tarde, parte da equipe do Centro de Seleção foi autorizada a entrar.

REUNIÃO DIA 14/11 – 18h
No horário marcado a reitora Profª Liane Calarge, o vice-reitor Profº Marcio Barros, o chefe de gabinete Profº Joelson e os pró-reitores Profº Pablo Lollo (PROAE), Técnico Vander Matoso (PRAD), Profª Juliana Mauad (PROEX), Profª Silvana Scalon (PROPP), Profª Paula Peixoto (PROGRAD), o Técnico Alex Fraga (PROAP), o Técnico Waltecir Cardoso (Prefeito Universitário), Procurador Federal Carlos Felipe da Silva Ribeiro e representantes do SINTEF e ADUF, dirigiram-se até o portão da Unidade I, conforme agendado. O movimento indicou que o Chefe de Gabinete e o Procurador não estariam autorizados a entrar no prédio. Aos servidores que foram autorizados a entrar, foi determinada a apresentação de documentos pessoais com foto de identificação, sendo todos obrigados a assinar uma lista de controle antes de adentrarem ao prédio, situação essa que gerou extremo constrangimento e indignação entre os servidores presentes.
Durante a reunião a reitora fez uma proposta de ocupação que contemplasse o pleno acesso dos servidores aos seus postos de trabalho, bem como a garantia total de acesso ao público externo e a manutenção da manifestação do movimento “OcupaUFGD”. Logo após o encaminhamento da proposta, foi aberto para inscrições das falas. A reunião teve duração de 2h20m e ao final ficou acordado que a reitoria entregaria um documento oficial com a proposta e a lista do servidores que entrariam no prédio para trabalhar e atender a comunidade acadêmica.

PROPOSTA DA REITORIA AO MOVIMENTO “OCUPA UFGD”
Na noite do dia 14 a reitoria protocolou no portão o seguinte documento (documento digitalizado em anexo):

Dourados, 14 de novembro de 2016.
Ao
MOVIMENTO “OCUPAUFGD”

Senhores,

Com base na proposta da Reitora da Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD, apresentamos, como solicitado, em reunião realizada neste dia, a listagem dos servidores que possuem postos de trabalho na Unidade I da– UFGD e que necessitam livre acesso e trânsito nas dependências do prédio.
Ressaltamos a necessidade da REITORIA DE PORTAS ABERTAS, para garantir o direito constitucional e de funcionamento da Universidade, para atendimento, inclusive, do público externo.
Ficamos no aguardo da resposta até às 10:00 hs da manhã do dia 15 de novembro de 2016.
Atenciosamente,

Profª Drª Liane Maria Calarge
Reitora da UFGD

CONTRAPROPOSTA DO MOVIMENTO “OCUPA UFGD”
Hoje (15/11) às 11h a reitoria recebeu do movimento “OCUPAUFGD” uma contraproposta, que não atende as demandas para o funcionamento da UFGD.
O diálogo sempre foi o caminho escolhido por esta Gestão, porém, a sistemática escolhida pelo movimento fere integralmente o princípio constitucional da continuidade do serviço público, especialmente quando propõe expor os servidores da UFGD claramente a situação de constrangimento, cerceando o seu livre trânsito e as condições necessárias de privacidade no exercício das suas atividades laborais, submetendo a um ambiente hostil e impróprio para o cumprimento do seu dever.

Quanto a contraproposta do movimento “OCUPAUFGD” apresentando uma escala de funcionamento das Pró-reitorias, indicando a quantidade de servidores que poderão adentrar no prédio da Unidade I, a Reitoria entende que todos os serviços devem ser realizados integralmente. A Administração Central da UFGD compreende que a prestação de serviços realizada de forma integrada e harmônica, ou seja, sem a restrição do funcionamento pleno da administração, inviabiliza a prestação dos serviços públicos e o atendimento de toda a comunidade acadêmica e sociedade.

Reiteramos que a Gestão tem feito inúmeras tratativas com o movimento “OCUPAUFGD” no intuito de viabilizar a retomada das atividades da Universidade. Entretanto, alertamos que os prejuízos acumulados diariamente para o cumprimento dos deveres da UFGD para com a comunidade são irreparáveis, causando transtornos para toda a universidade.

Reitoria UFGD