Maio

Nome do professor Omar Daniel entra para Livro de Honrarias do Confea

Atualizada: 25/05/2016
O nome do professor Omar Daniel (in memorian), da Faculdade de Ciências Agrárias - FCA da UFGD, foi aprovado para compor o Livro de Honrarias do Sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea. Na última sexta-feira (20), o plenário do Conselho aprovou as propostas apresentadas pela Comissão de Mérito.
O nome do professor Omar está junto de outras 11 homenagens póstumas, de 12 indicados para as Medalhas de Mérito, essas entregues em vida, e de três Placas de Menção Honrosa e é o único de Mato Grosso do Sul a receber a homenagem neste ano.
As honrarias do Confea são destinadas a entidades de representação profissional, ensino e pesquisa e todos receberão um Diploma, que será entregue pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - Crea  do estado de origem da indicação. A Comissão do Mérito é encarregada de receber as indicações vindas dos Creas de todo o Brasil. Neste ano, 135 nomes foram enviados para análise.
As honrarias serão entregues na noite de 29 de agosto, na solenidade que marcará a abertura da 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que em 2016 será realizada em Foz do Iguaçu (PR).
OMAR DANIEL
O professor Omar Daniel faleceu em novembro de 2014, de uma parada cardíaca, após permanecer alguns dias internado por conta de um Acidente Vascular Cerebral. Ele foi um dos membros da comissão que atuou pelo desmembramento da UFMS para a criação da UFGD, à época como diretor do antigo Ceud (Centro Universitário de Dourados), hoje Unidade 1.
Tinha experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Sistemas Agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas silvipastoris, agrissilvipastoris e agrissilviculturais, silvicultura e sustentabilidade. Concluiu o doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Vicosa e foi Professor Titular da UFGD em Silvicultura da Faculdade de Ciências Agrárias – FCA.
Nesse período na Instituição, publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Publicou o livro Erva-mate - sistema de produção e processamento industrial pela Editora UFGD e inúmeros artigos científicos em revistas especializadas (Qualis) e em eventos técnicos. Orientou e co-orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de iniciação científica, principalmente em temas relacionados ao meio ambiente e sistemas agroflorestais.