Matrículas abertas para disciplina totalmente em Língua Espanhola

Atualizada: 03/11/2016
A disciplina do REUNI “Derechos Humanos, Ciudadanía y Diversidad” será ministrada pelo professor Alcimar Queiroz, neste segundo semestre letivo de 2016, com aulas e bibliografia totalmente em Língua Espanhola.

As matrículas podem ser realizadas pelo SIGECADE de acordo com os prazos do calendário acadêmico: de 01 a 06 de novembro (2ª fase de matrículas) e 14 de novembro a 03 de dezembro (ajustes de matrícula – solicitação à coordenação). Alunos ouvintes da Graduação, Pós-Graduação e demais interessados também serão aceitos. Não existe pré-requisito de domínio da Língua.

Esta disciplina tem apoio do ESAI – Escritório para Assuntos Internacionais ― e faz parte de um projeto particular do professor com a temática base de seu doutorado na USP e seu pós-doutorado na Universidade do Texas.

De acordo com Alcimar Queiroz, por um lado, toda universidade deve se internacionalizar, pois isso faz parte do sistema acadêmico em todo o mundo, por outro lado, todo aluno deve entrar em contato com fontes em língua estrangeira, leituras etc., bem como praticar outros idiomas academicamente. “Há países onde aprender matérias em outra língua é parte integrante de qualquer curso superior. Não é apenas estudar Espanhol, mas aprender disciplinas em Língua Espanhola”, afirma.

Esta ação é continuidade de cursos que estão sendo feitos em língua estrangeira pelo professor. No semestre 2016/1 a mesma disciplina foi testada inicialmente na FADIR, em Língua Inglesa e à tarde. Desta vez, será testado o horário noturno, na Unidade 2, às quintas-feiras.

T1 99009409 - DERECHOS HUMANOS, CIUDADANÍA Y DIVERSIDAD (OBR-C)
0629 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA
Horário de Aula: 19h (noturno)
C.H.: 72 h/a
Local de aula: sala 15 - Bloco B
Prof. ALCIMAR QUEIROZ
Ementa: “Comprensión histórica de los derechos humanos; Multiculturalismo y relativismo cultural; Movimientos sociales y ciudadanía; Desigualdad y políticas publicas; Democracia y legitimidad del conflicto.”
Dúvidas no e-mail do professor: alcimarqueiroz@ufgd.edu.br