acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
12
2016

MAD-UFGD: Mostra Indígena acontece nesta sexta

  Atualizada: 12/05/2016
Como parte da programação da 4ª Mostra Audiovisual de Dourados, o público poderá prestigiar a Mostra Indígena, que acontece na próxima sexta-feira, 13 de maio, com entrada franca, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
 
A Mostra Indígena vai exibir produções contextualizadas às situações vivenciadas pelas etnias que habitam a região de Mato Grosso do Sul. Serão apresentados dois filmes que abordam perspectivas políticas e poéticas da realidade indígena: “A nação que não esperou por Deus”, de Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen, às 9h; e “Índio Cidadão?”, de Rodrigo Siqueira, às 15h.
 
Cinefórum
Dentro da Mostra há o espaço Cinefórum, dedicado a atividades de formação como debates, palestras e workshops. No dia 13, às 16h, logo após a exibição do segundo filme da Mostra Indígena, haverá uma mesa de debate sobre os filmes com a antropóloga, professora da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD e coordenadora do projeto de extensão “Música indígena no palco”, Graciela Chamorro e o professor da Faculdade Intercultural Indígena da UFGD e presidente da Associação Cultural de Realizadores Indígenas, Eliel Benites, da etnia Kaiowá.
 
 
Confira, logo abaixo, a sinopse de cada filme:
 

A nação que não esperou por Deus
Direção: Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen
Duração: 1h29
Classificação: 14 anos
Horário: 9h
Sinopse: O documentário gira em torno da tribo indígena Kadiwéu que vive no Mato Grosso do Sul. A diretora visitou a tribo primeiramente em 1999, para gravar outro filme, e agora em 2013/2014. Nesses quase 15 anos, a luz elétrica, a televisão e as igrejas evangélicas chegaram ao local, além da luta de terra dos Kadiwéu contra os pecuaristas. A intenção é analisar os diferentes caminhos da tribo perante os acontecimentos.
 


 
Índio Cidadão?
Direção: Rodrigo Siqueira
Duração: 52min
Classificação: 10 anos
Horário: 15h
Sinopse: O filme resgata a campanha popular das Nações Indígenas na Constituinte (1987/88) e documenta as duas Mobilizações Nacionais Indígena em Brasília, ocorridas em 2013, contra os ataques legislativos do Congresso Nacional aos Direitos Constitucionais dos Povos Originários. Vinte e cinco anos depois, alheia ao direito e à justiça, a Nação Kaiowá e Guarani traz à tona a narrativa testemunhal do genocídio indígena em marcha no estado do Mato Grosso do Sul.
 
O diretor Rodrigo Siqueira relata a urgência do tema: “O ‘Índio Cidadão?’ foi idealizado para revelar a ótica dos Povos Originários sobre a história recente de 25 anos dos direitos à terra e à vida tradicional. Contudo, nas filmagens, registramos a impactante denúncia do genocídio contemporâneo dos Kaiowá Guarani. Surgiu, assim, o compromisso de reverberar as vozes de mais uma Nação Originária sendo dizimada no Brasil diante da omissão cúmplice do Estado e da sociedade.”
 

A Mostra
 
A Mostra Audiovisual de Dourados já está consolidada na agenda cultural da cidade, proporcionando um encontro de exibição, debate e discussão da produção do audiovisual regional e nacional. A Mostra preza pela busca de novas linguagens, propostas e formas e oferece exibições públicas, palestras, oficinas, além de reunir diversas gerações de profissionais e entusiastas atuantes no mercado de audiovisual.
 
Nesta 4ª edição, que acontece até 22 de maio, os prêmios foram divididos entre Prêmio Curta do Mato, pelo qual concorrem as produções sul-mato-grossenses, e Grande Prêmio MAD, pelo qual concorrem produções de todo o país.
 
Acompanhe todas as novidades pelo site e pela página da Mostra.