acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
16
2016

Livro "Leituras de Fronteiras: Contribuições transdisciplinares" será lançado nesta sexta-feira

  Atualizada: 17/11/2016
Será lançado no próximo dia 18 de novembro, sexta-feira, às 19h, na Livraria Canto das Letras (Av. Weimar Torres, 2440, Dourados), o livro intitulado Leituras de Fronteiras: contribuições transdisciplinares.

O livro consiste em uma coletânea organizada pelo Prof. Ademir Gebara, doutor em História e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD.

Os vários capítulos da obra correspondem a trabalhos apresentados em vários seminários intitulados Leituras de Fronteira, organizados pelo Prof. Gebara e colegas do Programa de Pós-Graduação em História da UFGD. Quatro desses seminários foram realizados desde 2012, sendo três em Dourados e um em Asunción, no Paraguay, com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO); no momento, um quinto seminário está sendo planejado para o ano de 2017.
           
Esclarece-se que o livro não inclui todos os trabalhos apresentados nos vários seminários: alguns foram publicados separadamente, em outros espaços, enquanto outros estão sendo ainda aperfeiçoados por seus autores, para que possam figurar, talvez, em uma futura nova coletânea.
           
A transdisciplinaridade mencionada no título advém do fato de que os autores dos vários capítulos, vinculados não só à UFGD como a diversas outras instituições brasileiras, atuam em diferentes áreas do conhecimento, como a História, a Geografia, as Ciências Sociais e a Literatura.
           
A publicação foi financiada pela FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), que apoia pesquisas e publicações com recursos próprios e/ou recursos fornecidos pelo governo federal.
           
A obra contém um prefácio escrito pelo Prof. Paulo Roberto Cimó Queiroz, doutor em História e docente da UFGD, e nove capítulos, a saber:
            Fronteiras e civilização em José Bonifácio, de Ademir Gebara;
            A religião como instrumento legitimador da conquista de fronteira: o mito do destino manifesto, de Luiz Cândido Martins (UFGD) e Luis Cardoso (Unimep);
            Zonas pioneiras do Brasil: a multiplicidade de leituras de fronteira em “Capítulos de Geografia Tropical e do Brasil”, de Leo Waibel, de Marcos Mondardo (UFGD);
            Con-junturas: o entre-lugar fronteiriço em “Mar paraguayo”, de Geovana Quinalha de Oliveira (UFMS/Coxim);
            História, Literatura e espionagem: as marchas do General Resquín no Pantanal, de Eudes Fernando Leite (UFGD);
            Cooperação e transfronteirização: aspectos indissociáveis de uma integração regional entre Brasil, Paraguai e Argentina, de Edson Belo Clemente de Souza (UNIOESTE);
            Brasiguaios: do tratamento do termo ao significado do sujeito fronteiriço, de Leandro Baller (UFGD);
            As povoações, as gentes e o contrabando: a viagem de José Barbosa de Sá às Missões de Mojos, de Nauk Maria de Jesus (UFGD);
            O agir de atores fronteiriços no palco da Guerra Grande (1865-1868), de Leonam Lauro Nunes da Silva (IFMT/Pontes e Lacerda).

Fonte: Prof. Paulo Cimó



    Fotos