acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
11
2016

Livro da Editora da UFGD é finalista em prêmio literário

  Atualizada: 11/11/2016
O Dicionário Crítico de Gênero, organizado pelos professores Losandro Antônio Tedeschi e Ana Maria Colling e lançado em 2015 pela Editora da UFGD, é um dos finalistas do Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). A obra concorre na categoria Ciências Humanas, ao lado dos livros Capitalismo e Colapso Ambiental, da Editora Unicamp, e Democracia e Estado de Exceção: transição e memória política no Brasil e na África do Sul, publicado pela Editora Unifesp.

A cerimônia de entrega será realizada no dia 16 de novembro, quarta-feira, às 19h, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, na Rua da Consolação, em São Paulo. Além da categoria Ciências Humanas; o prêmio contempla as seguintes categorias: Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais e da Expressão; Ciências da Vida; e Projeto Gráfico. 

O Prêmio ABEU foi instituído em 2015, visando a distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico mais acurado. A ABEU objetiva, com a premiação, incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, tanto pelo que diz respeito à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos, como pela concepção estética das edições.
 
Sobre o Dicionário Crítico de Gênero: a obra agrupa escritores de vários países, comprometidos com a visibilidade e a consolidação dos estudos de gênero e sexualidades. Reúne 148 verbetes em ordem alfabética, conceituando temas como feminicídio e homofobia. Entre pesquisa, análise e formatação, foram gastos quatro anos para a conclusão do trabalho. 

Ana Maria Colling é doutora em História e especialista nos estudos de gêneros. Atualmente é professora visitante sênior pela Capes na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Losandro Antônio Tedeschi é doutor em História e professor da Faculdade de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História na UFGD. Coordena a Cátedra Unesco “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras” e o Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (Leghi).


Fonte: Editora UFGD



    Fotos