acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
24
2016

Liga de Tireoide da UFGD promove eventos informativos dias 25 e 28 de maio

  Atualizada: 24/05/2016
A Liga de Tireoide, formada por graduandos dos cursos de Nutrição e Medicina da UFGD, vão promover nos dias 25 e 28 de maio, eventos informativos em Dourados, abordando a importância do adequado funcionamento da glândula tireoide, em comemoração do Dia Internacional da Tireoide, dia 25 de maio. Os eventos vão acontecer na praça Antônio João (das 13h às 17h) e no Shopping Avenida Center (horário a confirmar).
A Liga é formada pelas acadêmicas Camila Caroline Machado, Heverlyn Kalyme Koch  e Vanessa Oliveira da Cruz Lima e tem coordenação das professoras doutoras Kely de Picoli Souza e Silvia Cristina Figueira Olinto.
A equipe iniciou a divulgação da importância do bom funcionamento da tireoide no ano passado, através de projetos de ensino e extensão nas escolas rurais de Dourados, abordando aspectos fisiopatológicos da glândula, bem como a importância da realização do teste do pezinho. 
Segundo a professora doutora titular da Universidade de São Paulo – USP, Maria Tereza Nunes, especialista em hormônios tireoideanos, a tireoide produz hormônios essenciais para o crescimento, metabolismo e desenvolvimento, sendo esta última ação fundamental para que o sistema nervoso desempenhe suas funçōes motoras, sensoriais e cognitivas de forma apropriada.
A doutora explica que essa é a razão pela qual o hipotireoidismo congênito pode levar a um retardo mental acentuado conhecido por cretinismo. O teste do pezinho aplicado aos recém-nascidos tem a finalidade de avaliar a concentração do hormônio tireotrófico (TSH) no sangue, e sua elevação é indicativo de hipotireoidismo, que deve ser rapidamente tratado.
Ela diz ainda que esse procedimento pode levar à reversão total desse quadro, já que no período neonatal ainda há possibilidade do hormônio tireoidiano promover estimulo para formação de sinapses e mielinização dos neurônios. “Por isso, a importância da avaliação feita e a ingestão suficiente de iodo na gestação, que é constituinte chave dos hormônios tireoidianos: a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4)”.
 
Mais informações sobre a glândula estão na página http://www.tireoide.org.br/



    Fotos