​IV PROLER oferece dez minicursos gratuitos em Dourados

Atualizada: 23/06/2016
Formações são voltadas principalmente a professores e bibliotecários da rede pública de ensino da Grande Dourados

Dourados recebe de junho a agosto, a quarta edição da ação de extensão do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER (Comitê Dourados), que este ano tem como tema central: ‘A formação de mediadores em leitura’. Ao todo serão dez minicursos oferecidos no decorrer desse período, todos gratuitos, e voltados principalmente a professores e bibliotecários da rede pública de ensino e a alunos de graduação que tenham interesse na área da formação de leitores literários.

O Comitê do PROLER em Dourados tem a coordenação da professora doutora Célia Regina Delácio Fernandes, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE/UFGD, e a ação de extensão está sob responsabilidade da mestranda em Letras da UFGD, Kelly Mara Soares Dornelles. Segundo Kelly, os minicursos visam verificar a necessidade de desenvolver atividades com a leitura de modo a despertar interesse no público, ao reconhecer que apenas a presença do livro literário não é suficiente para garantir a formação de leitores.

Kelly explica que as formações, através dos minicursos, envolvem além da discussão de aporte teórico, a apresentação e discussão de diferentes técnicas práticas de fomento à leitura. “Vale ressaltar que os minicursos são uma das ações do Proler Comitê Dourados, que tem por meta contribuir, junto à comunidade escolar, com a formação de leitores”.

A abertura dessa ação do PROLER em Dourados aconteceu no último sábado (18), e contou com a apresentação cultural do poeta douradense Emmanuel Marinho. O primeiro minicurso oferecido foi sobre ‘A leitura do texto literário na sala de aula’, ministrado pela professora Célia Regina Delácio Fernandes, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras – FACALE/UFGD.

Os dez minicursos do PROLER serão oferecidos no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados – SIMTED, ao sábados, de junho a agosto, das 8h às 12h, com emissão de certificado de 40 horas (com 75% de presença). Quem tiver interesse em participar, ainda pode se inscrever. As inscrições são gratuitas e incluem o material de apoio (camiseta, bolsa e fotocópias).

O PROLER tem parceria do Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita – CEELLE da UFGD e conta com o apoio da FACALE, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e SIMTED.

Informações dos minicursos oferecidos pelo PROLER em Dourados pelo telefone: 67-8122-1507 (Kelly Mara) ou pelo e-mail: prolerdourados2015@gmail.com

PROLER
O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER visa contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e de escrita críticas e criativas. Foi criado pelo Decreto nº 519 de 13 de maio de 1992, e pretende cada vez mais ser uma rede referência em valorização social da leitura e da escrita, presente em todo país, com qualidade, diversidade e inovação.

O PROLER atua por meio de uma rede de Comitês sediados em prefeituras, secretarias de estados e municípios, fundações culturais ou educacionais, universidades e outras entidades públicas e privadas. Essa rede é voltada a estimular iniciativas autônomas em favor da leitura em diversas regiões do país. Esta condição garante que projetos de formação de leitores conveniados ao Programa e instituídos sob a forma de Comitês trabalhem sobre suas respectivas realidades regionais para atender às demandas próprias das comunidades onde atuam.

No Mato Grosso do Sul estão instalados quatro Comitês do PROLER: dois nas Prefeituras de Costa Rita e Paranaíba; um na Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul e um na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, este sob coordenação da FACALE e do CEELLE.

25 de julho
Minicurso: “QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO” OS CONTOS DE FADAS E A SUBJETIVIDADE - Profª. Me. Maria Helena Touro Beluque
02 de julho
Minicurso: BIBLIOTECA ESCOLAR E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA: O MEDIADOR EM AÇÃO - Elizangela Tiago da Maia
09 de julho
Minicurso: A TRAJETÓRIA DOS CONTOS DE GRIMM NO BRASIL: MÚLTIPLAS LEITURAS - Profa. Dra. Lucila B. Zorzato (UFGD)
16 de julho
Minicurso: A LEITURA LITERÁRIA - Dr. Paulo Custódio de Oliveira (PPG/LETRAS/FACALE); Juliane Santana Lópes (IC/FACALE/UFGD); Mirella Rodrigues Flores (IC/FACALE/UFGD).
23 de julho
Minicurso: LIVRO, OBJETO LIVRE! - COMO PRODUZIR LIVROS ARTESANAIS COM OS TEXTOS DOS ALUNOS - Luciano Serafim (Arrebol Coletivo / Grupo Literário Arandu) e Céllia Fernanda Pietramale Ebling (UEMS / Arrebol Coletivo)
30 de julho
Minicurso: MULHERES EM CONSTRUÇÃO: AUTORIAS E REPRESENTAÇÕES NOS LIVROS DO PNBE - Maisa Barbosa da Silva Cordeiro (autora)
06 de agosto
Minicurso: SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA E SUAS NUANCES NAS MEDIAÇÕES DE LEITURA - Marcos Falco de Lima ( UFGD)
13 de agosto
Minicurso: MEDIAÇÕES LITERÁRIAS NAS REDES SOCIAIS - Érica de Assis Pereira Hoki (UNIGRAN/UFGD) e Grazielli Alves de Lima (UEMS / UFGD)
20 de agosto
Minicurso: A ARTE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ENCANTAR NO CONTEXTO ESCOLAR - Ana Karoliny Teixeira da Costa (PPGL/FACALE/UFGD. Núcleo de Estudos Literários e Culturais – FACALE/UFGD); Markley Florentino Carvalho (PPGL/FACALE/UFGD. CEELLE/FACALE/UFGD) e Yuko Honomi (Escola Modelo de Língua Japonesa Dourados).