acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
27
2016

InterArtes começa a exibir a microssérie "Capitu" nesta quinta-feira

  Atualizada: 27/04/2016
Em 28 de abril, quinta-feira, serão exibidos os dois capítulos iniciais da microssérie “Capitu” (2008), dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A sessão será das 15h às 18h, na sala 07, da FACALE, localizada na Unidade 2 da UFGD. Todos os interessados podem participar.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Cineclube UFGD, que sob a responsabilidade do Grupo de Estudos InterArtes, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira, apresentará produções latino-americanas e discutirá a relação entre a Literatura, o Cinema e as Artes com os acadêmicos da instituição.

As sessões na FACALE (Unidade 2 da UFGD) acontecerão todas as quintas-feiras. Contudo, o Cineclube UFGD também continuará com as exibições de filmes todos os sábados, na Unidade 1 da UFGD.

Acompanhe a programação: https://interartesufgd.wordpress.com/cineclubeinterartes/
 
SINOPSES
Capítulo 1
Começamos, caro leitor, com Dom Casmurro explicando o título de seu livro: Casmurro foi o apelido que lhe deu um poeta que o viu dormir enquanto lhe recitava versos; Dom, complemento dado pelos amigos por sua aparência de cavalheiro. Seu nome é Bento Santiago e ele atribui a origem de sua melancolia às saudades de uma tarde adolescente de 1857, quando se descobriu apaixonado pela vizinha Capitu. José Dias, Dona Glória e Tio Cosme são apresentados e sabemos que Bentinho foi prometido pela mãe a se tornar padre. “A vida é uma ópera”, lembra o narrador. Entre a letra de Deus e a música do Diabo, Bentinho só contempla os olhos de ressaca e os cabelos infinitos de Capitu. Ela escreve o nome de ambos no muro entre as duas casas.

Capítulo 2
Pádua, pai de Capitu, e Tia Justina são apresentados. Mas é a José Dias que Bento recorre para convencer Dona Glória a desistir de enviá-lo para o seminário. Bentinho está disposto até a pedir ao Imperador que interceda para que ele possa viver seu idílio com Capitu. Esta, mais mulher do que ele é homem, mostra suas curiosidades. Na cena do penteado, grande é a sensação do primeiro beijo. “Sou homem!”, grita Bentinho. A mãe, porém, insiste em que ele cumpra a promessa, sob os cuidados do padre Cabral. Capitu reflete e chama o vizinho de medroso e mentiroso. Abane a cabeça, leitor; a arte de Capitu era fina. Bentinho vai para o seminário, não antes de dar ao futuro sogro alguns cachinhos de seus cabelos.

Fonte: http://capitu.globo.com
 
 



    Fotos