Outubro

Íntegra do ofício da Reitoria sobre a Licenciatura em Educação no Campo

Atualizada: 21/10/2016
Ofício nº. 379/2016-REITORIA/UFGD
Dourados, 21 de outubro de 2016.

Aos
Acadêmicos do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo – LEDuc/FAIND
Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
Dourados/MS

Desde que assumiu a gestão da UFGD, esta Reitoria jamais se absteve de receber as mais variadas demandas da comunidade acadêmica. Mesmo em um momento de crise econômica do país, com cortes/contingências promovidos pelo Governo Federal desde 2014, ainda estamos diuturnamente trabalhando para manter todos os serviços essenciais básicos como bolsas, terceirizados, etc.
Particularmente, com relação aos cursos da FAIND, esta Reitoria tem mantido diálogo aberto e democrático, sendo sensível às suas peculiaridades. Isto pode ser verificado pelo histórico das visitas na própria Faculdade, bem como reuniões frequentes com sua Direção.

Desde que começaram os cortes/contingenciamento e atraso no repasse do Ministério da Educação/MEC e Secretaria Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC a UFGD tem dado todo o suporte possível para atender os graduandos e manter as ações da universidade dentro da normalidade, considerando todo o cenário adverso. Nesse sentido, trabalhamos e continuaremos o trabalho para que toda a comunidade acadêmica tenha seu funcionamento garantido, dentro das vagas estabelecidas e acordadas pelo Conselho Universitário.

Em atenção aos requerimentos apresentados à Reitoria da UFGD na data de hoje, 21/10/2016, informamos inicialmente que, somos sensíveis às reivindicações dos acadêmicos do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo – LEDuc/FAIND.
Entendemos as especificidades necessárias aos graduandos da LEDuc para uma perfeita e satisfatória formação acadêmica. Desta forma, a Reitoria informa que o Edital do Vestibular 2016 para ingresso no curso será publicado na tarde de hoje, no Portal da Universidade, e encaminhado ao Diário Oficial da União. As inscrições serão abertas na segunda-feira e as provas ocorrerão em 27 de novembro de 2016.

Reiteramos o compromisso com o plano de trabalho construído conjuntamente entre a Reitoria da UFGD, a Direção da FAIND, a Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo – LEDuc e representantes do Centro Acadêmico, na reunião realizada no dia 20/10/2016, tendo em vista a garantia das condições necessárias à permanência dessa graduação, o qual consignou os seguintes pontos:
  • Buscar alternativas de espaço para alojamento dos acadêmicos;
  • Estudar alternativas para o uso dos recursos do PNAES para aluguel de espaço físico;
  • Estudar possibilidades de adequação do prédio da FAIND (parte 2) para alojamento;
  • Verificar a viabilidade de criação de categoria de alternância para alimentação via PNAES;
  • Manter a implementação, via recursos PNAES, para o uso da bolsa permanência;
  • Viabilizar a inclusão da LEDuc na matriz OCC.
Atenciosamente,

Prof. Marcio Eduardo de Barros
Reitor da UFGD (em exercício)