Novembro

Inscrições para barracas no Festival Gastronômico vão até dia 11 de novembro

Atualizada: 04/11/2014
O objetivo é estimular e valorizar a cultura gastronômica brasileira e a de países que estão presentes na cultura nacional

Estudantes, professores e técnicos administrativos, que nas horas vagas esbanjam talento culinário, podem se inscrever para apresentar suas delícias no 1º Festival Gastronômico da UFGD. As inscrições foram estendidas até 11 de novembro, próxima terça-feira, e há várias opções de barracas.

Com objetivo de estimular e valorizar a cultura gastronômica brasileira e regional, a Universidade realiza nos dias 13 e 14 de novembro o seu 1º Festival Gastronômico, como parte das atividades que comporão a Maratona Cultural da Universidade. Na ocasião, também acontecem a III Feira do Livro e da Leitura, o IX Encontro do PROLER e o 1º Festival da Canção.

A ideia é que por dois dias a Cidade Universitária se transforme em um núcleo cultural, com vários eventos sendo realizados simultaneamente e nos três períodos do dia, de forma que todas as pessoas que passem pelo campus possam aproveitar um pouco de cada opção.

O Festival Gastronômico vai reunir barraquinhas de comidas típicas de várias regiões do Brasil e de outros países, com os quais há grande ligação cultural, além de bebidas e sobremesas bem brasileiras, que serão comercializadas durante os dias de Maratona, das 10 às 22h30.

Para tanto, integrantes da comunidade acadêmica podem inscrever grupos de acordo com os temas disponíveis: comidas japonesa e chinesa, portuguesa, mexicana, árabe, nordestina, baiana, mineira, goiana, sul-mato-grossense, churrasco, feijoada, comida de boteco, sobremesas do Brasil e bebidas do Brasil (com exceção de cerveja). A barraca escolhida como a melhor, em quesitos como animação, compatibilidade temática, atendimento e prato, levará o troféu de campeã e um prêmio de R$ 200 (duzentos reais).

Os interessados devem acessar o regulamento do Festival Gastronômico (http://goo.gl/TJPlRj), fazer a leitura do documento e realizar sua inscrição pessoalmente na Coordenadoria de Cultura (Unidade 1 – prédio da Reitoria). Para tanto, é necessário o pagamento de uma taxa de contribuição no valor de R$ 100, que será empregada no aluguel das barracas, mesas e cadeiras, além da aquisição de itens de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

No dia 12 de novembro, após encerrado o prazo de inscrições, haverá uma reunião, às 10 horas, na sala 401 da Unidade 1, para definições gerais e o sorteio da localização das barracas. O Festival Gastronômico, assim como as outras atividades da Maratona Cultural, serão realizadas no Centro de Convivência da Unidade 2.