acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
26
2016

III Workshop em Zootecnia e Ciência Animal foi estratégico para alianças entre os Programas de Pós-Graduação

  Atualizada: 26/09/2016
Com caráter anual e itinerante, os anfitriões da terceira edição do Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado do Mato Grosso do Sul foram os discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFGD.  O evento ocorreu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2016.

Com mais de 70 inscritos, o evento contou com a apresentação de mais de 50 pôsteres, apresentados pelos participantes no salão de convivências da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD (FADIR). As sessões de pôster oportunizaram um cenário geral das pesquisas que estão em andamento nas instituições públicas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Zootecnia do estado do Mato Grosso do Sul. De acordo com a professora Liliane Gonçalves é a primeira vez que os resumos do workshop serão publicados em formato de anais de evento científico.

A plateia assistiu apresentações de profissionais renomados da ciência animal brasileira, como Sila Carneiro (ESALQ/USP), Humberto Tonhati e Luciano Hauschild (UNESP - Jaboticabal), Ibiara Paz e Cintia Ludovico (UNESP - Botucatu), além da Michely Tomazi (Embrapa Agropecuária Oeste). O conteúdo programático abrangeu temas relacionados à nutrição de suínos, confinamento de bovinos, qualidade da carne, produtividade e bem-estar animal na avicultura industrial, além de problemas, soluções e tendências nas questões ligadas à emissão de gases de efeito estufa no âmbito da produção pecuária.

Destacaram-se palestras sobre fomento e captação de recursos financeiros para projetos de cunho zootécnico. Foram reveladas oportunidades de capacitação de estudantes brasileiros no exterior e aspectos estratégicos e motivacionais ligados à produção literária e a “corrida científica”.

Segundo Marco Orrico, professor e coordenador da Pós-Graduação em Zootecnia da UFGD, e Fabiana Caldara, professora e presidente da comissão organizadora do evento, este workshop é estratégico para promover alianças que possam fortalecer os Programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal no Mato Grosso do Sul e a formação dos futuros cientistas do país. Considerando tempos de crise, o palestrante Marcelo Corrêa enfatizou a necessidade de união interinstitucional. Segundo o professor Fernando Miranda, a logotipo do workshop simboliza três engrenagens que interligam as três principais instituições públicas de ensino superior do Mato Grosso do Sul.

No fechamento do evento, a comissão organizadora agradeceu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect), a SEARA (JBS) pela doação de alimentos para os coffee breaks, a Agropecuária Via Campus pela doação de brindes, a empresa de materiais de laboratório JKLAB e a loja de utensílios domésticos O Baratão (a loja do Boliviano), pelas doações de garrafas e de canecas personalizadas. As equipes de apoio técnico-operacional do prédio da FADIR e do setor de transportes da UFGD também foram saudadas. Em nome do secretário Ronaldo Pasquim, todos os funcionários e colaboradores ligados aos Programas de Pós-Graduação foram parabenizados.

A expectativa é que em 2017 o evento traga novidades, motive e beneficie ainda mais os diversos atores envolvidos. Ainda será necessário definir o local e a data para o ano que vem.

Fonte: PPZ



    Fotos