Novembro
2015

III Declamando leva 280 estudantes de escolas públicas para uma noite de poesia na UFGD

Atualizada: 13/11/2015
O auditório da Unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ficou lotado na noite desta quinta-feira (12) durante a realização do III Declamando. O evento foi promovido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras.O auditório até foi pequeno para abrigar os 280 estudantes das escolas estaduais Menodora Fialho de Figueiredo, Maria da Glória, Capilé e Castro Alves, além da Escola Municipal Rosa Câmara.

De acordo com a professora Edilaine Buin, uma das coordenadoras do projeto, foi a primeira vez que o evento contou com a participação de um número efetivo de pais e mães que vieram prestigiar seus filhos na noite de declamação. Os poemas declamados, lembra a professora Alexandra Pinheiro, foram escolhidos pelos próprios alunos. Este ano, foram levados ao palco os versos de Emmanuel Marinho, Manuel de Barros, Ferreira Gullar, Camões e Cecília Meireles. Mas, diferentemente dos anos anteriores, também foram encenados poemas de autoria dos próprios estudantes, com direito a um repertório musical.

Em tempos de crise e com o anúncio nos cortes na Educação, o PIBID Letras UFGD buscou demonstrar, mais uma vez, que é possível fazer um trabalho diferenciado com a linguagem. Com o Declamando, os estudantes treinam a oralidade, fazem leituras e interpretam textos. Além disso, há a possibilidade de ser visto, de expressar seus sentimentos e a sua maneira de perceber o mundo.

Se o movimento Avança PIBID for considerado pela Capes/MEC, a equipe do PIBID Letras UFGD (composta por 30 graduandas, 2 coordenadoras e 5 supervisoras) promete envolver ainda mais estudantes no Quarto Declamando e, para abrigar confortavelmente todo o público, terá como espaço o auditório da Unidade II da UFGD.

PIBID
O PIBID é um programa de bolsas para que acadêmicos de cursos de licenciatura façam atividades inovadoras que ajudem a melhorar o Ensino Básico e Médio público. O PIBID também garante bolsas para professores de escolas públicas que supervisionam os projetos que os acadêmicos desenvolvem.

GRUPOS POR ESCOLA
Grupos selecionados para a apresentação do III Declamando:
ESCOLA CASTRO ALVES
8º B – “Samurai” (Projota). Alunos: Camila, Lorena, Brenda, Rodrigo, Anahy, Leonardo, Giovana, Maria Victória, Thais, Vinicius Gabriel, Maria Eduarda, Wesley , Marcio Eduardo, Alison, Kathelyn, Igor Matheus, Brenner, Luka, Sabrina e Caroline.
8º C – “Passarinhos” (Emicida e Vanessa da Mata). Alunos: João Arthur, Vinicius, Daniella, Maria Luiza, Brenda Carolline, Gabriel, Ana Maria, Jhenifer, Caio Henrique, Jose Augusto, Ana Beatriz, Jean Crysthian e Luiz Henrique.

8º D – “Amor é fogo que arde sem se ver” (Luís de Camões). Alunos: Bruno, Iago, Vander, Higor, Julia, Luna, Mileni, Arieli, Roger, Kézia, Thamires, Luiza, Maria Fernanda, Jhonatan, Lucas, Victoria, Leonardo e João Victor.

ESCOLA CAPILÉ
1º A - "India Velha", Emmanuel Marinho. Alunos: Saulo, Anne Beatriz, Rayane, Mariana, Amanda, Marcos Vinícius, Matheus, Larissa e Fátima.
1º B - "Genocíndio", Emmanuel Marinho. Alunos: Bruna, Juscielen, Mayara, Eduardo, Beatriz, Nícolas e Pedro Henrique
1º C - "Traduzir-se", Ferreira Gullar. Alunos: Laís, Caroline, Bruno, Luana, Renan, José Victor, Isabela, Emilly e Raul.
3º B "A dívida brasileira", Fábio Brazza. Alunos: Alex, Vitória, Gleisiane, Camila e Natan.
"A Rosa de Hiroshima", Vinícius de Moraes. Alunos:  Eduardo, Alex, Vitória Siqueira e Vitória Lima

ESCOLA MUNICIPAL ROSA CÂMARA
6° A -  “Dourados 80 anos” – Autora: Brenda Camilly Rodrigues Correia. Alunos: Taissa, Kassandra, Gustavo, Maycon, Thiago, Eduardo, Izabela, Natália, Milena, Eloíza, Brendha Barbosa, Brenda Camilly, Maria Luiza e Ana Carolina.
6° B -  “Dourados 80 anos: eu conto essa história” – Autora: Sara da Silva Santos. Alunas:  Sara, Maria Paula e Larissa.
8° A - “Cultura de Dourados” – Autor: Thiago Henrique Lima da Silva. Alunos: Kelvin, João Queiróz, Lucas, Yuri, Wesley, Poliana, Thalita, Geovana, Camila.
9° - “Eis Dourados” – Autora: Amanda Soares Souza.  Alunos: Mara, Milena, Nathaly, Letícia, Ruann, Ana Carolina, Thamyris, Iasmin, Maria Eduarda, Matheus, Guilherme, Jhonatan, Tayná, Jarady, Amanda, Jéssica, Ingrid e Bruna.

ESCOLA MENODORA
“Bens Materiais” – Autor: Ivan Diniz.  Alunos: Lucas Silva do 3ºA e Lucas Santos do 1º. B
1ºB - “É preciso não esquecer nada” – Autora: Cecília Meireles. Alunos: Letícia Stefany, Wendy Pavarine, Ana Cecília Cardoso e Adrian Milena
3ºD (noturno) - “Dourados berço aconchegante” – Autor: Marcelo José Goes Freire. Aluno: Marcelo José Goes Freire.

ESCOLA MARIA DA GLÓRIA
7° A – “O caderno” – Autor: Toquinho. Alunos: Samara, Giovanna, Jennifer, Geovana, Andrielly, Luana, Samuel, Gabriela, Milena, Kauany, Giovana Beatriz e Keithielly.
1º A – “Amo” – Autora: Sônia Schmoratz. Alunos: Karyne, Giovana da Silva, Vitória, Victória Caroline, Igor, Helen Cristina, Amanda, Ana Laura, Beatriz, Camila, Vistor, Selso, Maurício Alexandre, Nathalia, Renner, Mariely, Jéssica, Amanda Correia, Thiago e Camila Pardo.
2º A – Ensino Fundamental – “Poeminhas pescados numa fala de João” – Autor: Manoel de Barros. Alunos: Andrey, Beatriz, Fabrício, Kelly, Maria Eduarda e Heloísa.
3º B – “Ponte de Pedra” – Autor: Sérgio Caparelli. Alunos: Wendell, Júlia, Cácila, Camila, Guilherme, João Vitor Marques, Otávio, Lorrayne e João Vitor.