III Ciclo de Cinema Latino-Americano acontece em julho na UFGD

Atualizada: 22/06/2016
O III Ciclo de Cinema Latino-Americano já está com data marcada. O evento acontece de 05 a 07 de julho, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e é organizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos Latino-americanos (LIAL).

Os filmes selecionados para esse terceiro ciclo são Kóblic (Argentina), Bom dia, Ramón (México/Alemanha) e Numa Escola de Havana (Cuba). Toda a programação tem início às 19h e acontece no Cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

As inscrições poderão ser feitas no dia da exibição de cada filme e para receber certificado de participação é necessário estar presente em todo o ciclo, durante as 3 noites. Toda a comunidade acadêmica e externa à UFGD está convidada e a entrada é 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues a comunidades indígenas de Dourados.

Confira, abaixo, a programação, o trailer e a sinopse dos filmes:

Kóblic (Argentina, 2016)
Direção: Sebastián Borensztein
Sinopse: Longa conta a história de um atormentado piloto que foge do exército após se negar a abrir a porta de um "voo da morte" durante a ditadura argentina (1976-1983).

Bom dia, Ramón (México/Alemanha, 2013)
Direção: Jorge Ramírez Suárez
Sinopse: Ramón, um jovem que vive num povoado no norte do México, cansado de tentar, sem sucesso, entrar ilegalmente nos EUA decide procurar a tia de um amigo na Alemanha. Algumas coisas dão errado e ele se vê sozinho, em pleno inverno, num país cuja língua não conhece.

Numa Escola de Havana (Cuba, 2014)
Direção: Ernesto Daranas
Sinopse: Chala tem onze anos, vive sozinho com sua mãe viciada e treina cães de briga para buscar um sustento para os dois. Esse círculo de violência às vezes se reflete na escola. Carmela é sua professora da sexta série e o garoto sente um grande respeito por ela, porém, quando Carmela, doente, se vê obrigada a abandonar a sala de aula durante meses, uma nova professora, incapaz de lidar com o caráter de Chala, o transfere para uma sala de alunos com mau comportamento. Quando volta, Carmela se opõe a essa medida e a outras transformações ocorridas em sua sala de aula. A relação entre a veterana professora e o garoto se faz cada vez mais forte, porém esse compromisso colocará em risco a permanência de ambos na escola.