HU-UFGD tem atividade de conscientização no Dia Mundial do Rim

Atualizada: 10/03/2016

Com o objetivo de alertar sobre bons hábitos para a preservação dos rins, a Unidade do Sistema Urinário do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realizou hoje (10), no Dia Mundial do Rim, uma atividade de conscientização voltada aos colaboradores da instituição.

Quem passou pelo hall dos relógios de ponto pela manhã e no horário do almoço recebeu panfletos explicativos sobre a doença renal crônica e pôde tirar dúvidas com os integrantes da Unidade do Sistema Urinário, equipe multiprofissional composta por médicos e enfermeiros nefrologistas e técnicos de Enfermagem do HU-UFGD. Também no local, estão sendo exibidos vídeos acerca da prevenção às doenças renais.

A médica nefrologista Alline Cristhine Nunes Cerchiari Menon, chefe da Unidade, explica que esta é a primeira de muitas ações a serem colocadas em prática pelo grupo, que tem a intenção de, futuramente, ampliar as atividades de conscientização para a comunidade. “A ação de hoje é simples, mas já serviu para esclarecer várias dúvidas de quem passou por aqui”, diz a profissional.

A Unidade do Sistema Urinário do HU-UFGD foi criada em fevereiro de 2015 e atua no suporte em diálise (técnica mecânica que substitui, em parte, as funções do rim) aos pacientes internados nas UTIs e enfermarias do hospital. Também atende a consultas ambulatoriais referenciadas pelo Sistema de Regulação de Dourados (SISREG) e fornece orientações aos residentes e aos estudantes internos do curso de Medicina da UFGD.

Dia Mundial do Rim

Marcada para toda segunda quinta-feira do mês de março, todos os anos a data serve como forma de mobilizar profissionais do mundo inteiro para a prevenção da doença renal crônica, mal que acomete cerca de 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças.

Em 2016, o enfoque da campanha é a prevenção da doença renal desde a infância, pois o diagnóstico em crianças, geralmente, é feito de forma tardia e incompleta, ocasionando consequências devastadoras para o crescimento, o desenvolvimento cerebral e a expectativa de vida.

No Brasil, a campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, órgão que congrega profissionais da saúde de todo o país em torno da Nefrologia, no sentido de garantir à sociedade a universalização do acesso à saúde renal. Os maiores fatores de risco para a doença renal em adultos, de acordo com a Sociedade, são a diabete mellitus, a obesidade e a hipertensão.

Mais informações sobre nefrologia e o Dia do Rim podem ser encontradas em: http://sbn.org.br/.​

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh