​HU-UFGD regulamenta serviço de assistência religiosa

Atualizada: 04/12/2015
Atualmente, 68 pessoas fazem trabalho voluntário junto ao serviço de Capelania Hospitalar

Com uma reunião há pouco mais de uma semana, a Capelania Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) oficializou a regulamentação do serviço de assistência religiosa na unidade. Entre as normas estabelecidas, está a obrigatoriedade do treinamento básico para os voluntários e a coordenação do serviço pelo Capelão Oficial do hospital.

O encontro contou com a participação de voluntários ligados a diversos credos religiosos, sendo a maioria de evangélicos, católicos e espíritas. O serviço voluntário religioso no HU-UFGD é atividade espontânea, não remunerada, prestada por pessoa física, maior e capaz, que esteja ligada a uma instituição religiosa, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Atualmente, o serviço de Capelania Hospitalar conta com 68 voluntários, que realizam visitas semanais aos pacientes internados nos diversos setores do HU-UFGD. Eles se organizam em grupos de até sete pessoas, de acordo com a religião, e cada equipe tem até duas horas para realizar a visita ao local escolhido, sendo permitida a entrada de apenas um grupo por vez em cada setor.

Para participar do serviço, o interessado deve concordar com os termos impostos pela Lei do Voluntariado (Lei Federal nº 9608, de 18/02/1998) e pela Lei que regulamenta o serviço de Capelania (Lei Federal nº. 9.982, de 14/07/2000), além de preencher um termo de adesão e participar do treinamento oferecido.

De acordo com o capelão oficial do HU-UFGD, Cícero Marcos de Carvalho, os projetos para o próximo ano incluem um treinamento mais específico para os voluntários, incluindo normas de segurança hospitalar e comportamento para a prestação do serviço de assistência religiosa nos diferentes ambientes do hospital.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh