​HU-UFGD realiza semana de apresentação de TCRs e Seminário Multiprofissional

Atualizada: 28/11/2016
Programas enceram o ano com eventos, planejam ampliações e comemoram avanços

Com uma semana, no início do mês, dedicada às apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs) e um Seminário nos dias 28 e 29, os Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) encerram novembro contabilizando avanços, sobretudo em termos de estruturação pedagógica.

A semana de TCRs da Residência Médica, realizada de 7 a 10 de novembro, inaugurou um novo formato para a apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos residentes. Foram apresentados doze trabalhos, e os residentes, além da banca, tiveram presença de plateia formada pelos familiares, colegas e professores.

“Nós consideramos que há um ganho significativo com essa nova forma de apresentação para os trabalhos, porque muda a postura do aluno. Além da apresentação formal, também percebemos que houve melhora na qualidade, mais cuidado com a elaboração das monografias”, avalia a Chefe do Setor de Gestão do Ensino de Graduação e Pós-graduação, Maria Aparecida dos Santos Pires.

A professora também comemora a expansão do Programa de Residência Médica: “Tanto a ampliação do número de vagas quanto a abertura de uma Residência nova, que é a de Medicina Geral de Família e Comunidade, mostram que estamos no caminho certo, também com relação à qualidade do Programa, pois muitos dos nossos passam em outros programas de Residência, fora daqui, e depois retornam para trabalhar conosco. E isso nos enche de orgulho.”

Também o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde comemora os bons resultados e encerra o ano com a realização de seu primeiro Seminário nos dias 28 e 29 (segunda e terça-feira).  Sob o tema “Desafios, Fortalecimento e Troca de Experiências”, a programação inclui palestras, mesas redondas e apresentação dos TCRs dos residentes.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Maria Cristina Corrêa de Souza, comemora o bom momento e informa os planos de ampliação do programa: “Percebemos uma evolução significativa nos projetos, apesar de todas as dificuldades, e estamos encerrando 2016 em meio a um processo de avaliação pedagógica que deve resultar na reestruturação do Programa, incluindo aí a proposta de abertura de novas Residências.”

Residência 2017
Termina na próxima quarta-feira (30) o período de inscrições para ingresso em 2017 nos programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional do HU-UFGD. Os programas de residência destinam-se a formados ou formandos em Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, oferecendo um total de 32 vagas (20 para a Residência Médica e 12 para a Multiprofissional).

As provas serão realizadas no dia 8 de janeiro de 2017 e o início das atividades está previsto para o dia 1º de março. A inscrição deve ser feita exclusivamente via internet, na página do Centro de Seleção da UFGD.

Para a Residência Médica, há vagas nas áreas de Clínica Médica (6); Ginecologia e Obstetrícia (4); Pediatria (6); Cirurgia Geral (2); e Medicina Geral de Família e Comunidade (2). Confira o edital completo do processo seletivo.

Já para a Residência Multiprofissional em Saúde, há vagas nas áreas de Atenção Cardiovascular e Atenção à Saúde Indígena. São seis vagas em cada área, sendo duas para cada habilitação (Enfermagem, Nutrição e Psicologia). Veja o edital com todas as informações.

Os candidatos que ingressarem em qualquer uma das Residências farão jus a bolsa no valor bruto de R$ 3.330,43.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 503, Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso), em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, ou pelos telefones (67) 3410-2840/2846, ou pelo e-mail centrodeselecao@ufgd.edu.br

Fonte: Unidade de Comunicação - HU-UFGD