HU-UFGD inicia obras para construção da Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera

Atualizada: 28/03/2017
O local tem como finalidade o acolhimento e o acompanhamento de mulheres que estão em tratamento ou acompanham a internação de seus filhos

Com o objetivo de proporcionar maior dignidade e humanização ao atendimento de mães e bebês que necessitam passar longos períodos em situação de internação, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) deu início, neste mês, à materialização de um antigo sonho: a Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera (CGBP).

O local será uma unidade complementar ao hospital, destinada ao acolhimento e ao acompanhamento de gestantes e puérperas – mulheres que acabaram de ter seus bebês – que necessitam de atenção em serviços de saúde, mas que não necessariamente demandam da vigilância constante da equipe hospitalar. Também funcionará como alojamento para mulheres de outros municípios que permanecem longos períodos no HU-UFGD por conta da internação de seus filhos, e não têm condições socioeconômicas de arcar com hospedagem.

No início do mês, foram iniciadas as obras em espaço próximo à Pediatria, setor por onde será feita a interligação da unidade com o hospital. O prédio terá 446 metros quadrados, com capacidade de alojamento para 20 usuárias, distribuídas em quatros quartos e contando ambientes de apoio como banheiros, sala multiuso, copa e cozinha, lavanderia, varanda e sala de atendimento multiprofissional.

A licitação foi concluída em dezembro do ano passado e a ordem de serviço foi emitida à empresa vencedora em março de 2017, dando início ao cronograma de atividades. A previsão de término das obras é de seis meses.

O projeto foi elaborado em consonância com orientações e supervisão do Ministério da Saúde, no âmbito das linhas de investimento da Rede Cegonha. O custo da construção foi orçado em R$ 880 mil, sendo que 40% está a cargo do Fundo Nacional de Saúde, mediante termo de cooperação, e os recursos complementares serão custeados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), via Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Humanização

A implantação da Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera é uma dentre as diversas ações de atendimento humanizado que vem sendo colocadas em prática no HU-UFGD, como forma de construir uma política de humanização, projeto-chave da instituição para o ano de 2017.

Atualmente, gestantes e puérperas que necessitam de alojamento, são acomodadas de forma improvisada em enfermarias que tiveram de ser adaptadas para tal finalidade. Algumas mulheres, vindas de outras cidades para acompanhar o tratamento dos filhos, chegam a passar seis meses no alojamento, muitas vezes, superlotado.

A demanda por esse tipo de serviço complementar se dá pelo fato de ser o HU-UFGD a referência na rede pública para partos – cerca de 300 ao mês – e o atendimento a recém-nascidos, por meio de suas unidades de Tratamento Intensivo Neonatal, Cuidados Intermediários Neonatal e Tratamento Intensivo Pediátrico.

Rede Ebserh

O HU-UFGD faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.