HU-UFGD forma quinta turma das residências Médica e Multiprofissional em Saúde

Atualizada: 26/02/2016
Cerimônia de entrega dos certificados foi realizada esta manhã no auditório do hospital

A manhã desta sexta-feira (26) foi de comemoração para os 20 residentes da quinta turma formada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Em uma cerimônia no auditório do hospital, 13 integrantes da Residência Médica e sete da Residência Multiprofissional em Saúde receberam seus certificados.

A solenidade foi aberta pela superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda, e teve, ainda, a presença da pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa da UFGD, professora doutora Kely de Picoli Souza, da gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Renata Praça Longhi, da chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-UFGD, Maria Aparecida dos Santos Pires, do chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do HU-UFGD e coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Aroldo Henrique da Silva Boigues, e da professora Graziela Britez Turdera, representante da coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), além da participação de preceptores, professores, tutores e outros residentes.

Nos pronunciamentos, tanto os oradores que representaram os formandos quanto os professores que compuseram a Mesa, frisaram a importância dessa etapa na formação dos profissionais da área da saúde. “Ao mesmo tempo, cada um de vocês que passa por aqui deixa também uma importante contribuição para consolidar a instituição, que se fortalece e presta um trabalho valoroso”, acrescentou a superintendente Mariana.

Transformação

O nutricionista Caio Gustavo Simonelli, 23 anos, é um dos 20 formandos da quinta turma de residentes do HU-UFGD. Assim como muitos colegas que vieram de outras cidades, estados, e até do Paraguai, Caio viveu intensamente os dois anos da Residência. “Foi um tempo de muitas descobertas, de muito aprendizado, crescimento e transformação, tanto na vida pessoal como na profissional”, relata.
Natural de Peabiru, no Paraná, ele concluiu o curso de Nutrição em Campo Mourão, no ano de 2013. Caio conta que a opção pela Residência no HU-UFGD se deu por sugestão de um professor, e a área escolhida foi a da Saúde Indígena.

“A Residência é uma experiência importante para o mercado de trabalho, pois prepara melhor o profissional, que é visto com outros olhos. É como uma especialização diferenciada. E o Programa de Residência do HU-UFGD tem ainda uma característica própria, que é ir para fora do Hospital, atuar na atenção básica, ter contato com a realidade dos usuários, com o cotidiano das unidades básicas de saúde. Assim você consegue conhecer o sistema de ponta a ponta, reconhece a aprende a respeitar diferenças. A gente descobre que existem várias ‘saúdes’ e que só é possível construir uma boa saúde se for junto com os usuários do sistema. Isso é fundamental”, avalia Caio.

Programa de Residências

Todos os anos, o HU-UFGD abre vagas para 24 novos residentes em seus programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional. São profissionais recém-formados em cursos superiores de Dourados e de todo o Brasil, que buscam especialização.
A Residência Médica oferece as seguintes áreas de concentração: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. Já a Residência Multiprofissional oferta as áreas de Atenção Cardiovascular e Saúde Indígena, destinadas a profissionais da Psicologia, Nutrição e Enfermagem.
Os processos seletivos são realizados todos os anos, entre outubro e dezembro. Na próxima terça-feira (1), às 7h, a Superintendência e a Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD recebem nova turma de residentes.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh