2017

HU-UFGD amplia oferta de serviços e passa a realizar cateterismo e eletroencefalograma

Atualizada: 16/03/2017
Os procedimentos têm como objetivo o diagnóstico de enfermidades cardíacas e neurológicas e, em breve, serão ofertados a toda a população de Dourados por meio de pactuação com a rede municipal de saúde

Pacientes do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) agora contam com dois novos procedimentos diagnósticos: neste ano, a instituição passou a realizar cateterismo e eletroencefalograma, opções que proporcionam maior qualidade no atendimento prestado aos usuários, visto que não é mais necessário deslocamento a outras unidades de saúde para a submissão.

A princípio, os exames vêm sendo aplicados à demanda interna do hospital, ou seja, apenas pacientes internados e que necessitam desses diagnósticos estão sendo submetidos aos novos procedimentos. Todavia, tanto o cateterismo quanto o eletroencefalograma estão em vias de serem ofertados a toda a população de Dourados, por meio de pactuação com a rede municipal de saúde.

Para o procedimento de eletroencefalograma, o agendamento via Central de Regulação do Município já começou a ser feito e os primeiros pacientes externos serão atendidos a partir de 20 de março. Ao todo, serão dez exames realizados por semana, além da demanda interna, que gira em torno de quatro procedimentos semanais.

Quanto ao cateterismo, o hospital já solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a habilitação para que em breve passe a ofertar o serviço aos usuários da saúde pública de Dourados.

Ambos os serviços se tornaram viáveis após a compra do aparelho de hemodinâmica (para realização de cateterismo) e do eletroencelógrafo, adquiridos com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), e da contratação de profissionais por meio de concursos públicos geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Cateterismo

O cateterismo cardíaco é usado para diagnóstico e/ou tratamento de várias condições cardíacas. A razão mais comum é para avaliar a dor no peito, que pode ser sintoma de doença da artéria coronária, sendo o cateterismo o exame ideal para mostrar se está ocorrendo estreitamento ou bloqueio as artérias cardíacas.

No HU-UFGD, o exame passou a ser realizado no mês de janeiro, e a equipe consiste em dois médicos cardiologistas e hemodinamicistas – Daniel Lemos e Alessandro Pina –, uma enfermeira, um técnico em Radiologia e dois técnicos em Enfermagem.

Fonte: Unidade de Comunicação do HU-UFGD