Setembro

​​HU-UFGD adota pesquisa de satisfação como ferramenta para monitorar a dieta hospitalar

Atualizada: 06/09/2016
Projeto partiu do Setor de Hotelaria, por meio do Serviço de Nutrição e Dietética, e passa a ser rotina no hospital

Com o objetivo de sondar, mensurar a satisfação e verificar a necessidade de eventuais ajustes na alimentação oferecida aos pacientes, o Setor de Hotelaria Hospitalar, por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), elaborou uma pesquisa que passará a ser rotina no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), a partir deste mês.

De acordo com a nutricionista do SND, Débora Kanegae Tadano, a pesquisa de satisfação com a dieta foi aplicada pela primeira vez no mês de agosto e passará a ser uma das ferramentas para o aperfeiçoamento do setor. “Além dos resultados objetivos, conseguimos perceber que a pesquisa é um ótimo meio para melhorar a comunicação com os pacientes e agregar mais esse elemento ao programa de humanização do hospital”, relata.

Para exemplificar, a nutricionista conta que muitas mudanças e melhorias podem ser implementadas imediatamente, assim que são detectadas por meio do questionário aplicado aos pacientes: “Muitas vezes são coisas simples, como passar a servir a salada em separado dos alimentos quentes. Houve essa sugestão e acatamos de imediato”.

A pesquisa, em agosto, foi realizada juntos aos pacientes internados em quatro setores do HU-UFGD: Clínica Cirúrgica (21 questionários), Clínica Pediátrica (26), Clínica Médica (34) e Maternidade (34), totalizando 115 questionários. De modo geral, os resultados obtidos indicam alto nível de satisfação.

Por dia, a cozinha do HU-UFGD prepara, em média, 800 refeições, entre almoço e jantar, atendendo a pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital. Por enquanto, a pesquisa de satisfação com a dieta está sendo aplicada apenas entre os pacientes.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh