HU-UFGD adota novo sistema para identificação de visitantes e acompanhantes

Atualizada: 13/04/2016
Etiquetas adesivas têm cores diferentes para os diversos setores do hospital

Com o objetivo de aprimorar os procedimentos de segurança interna, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está utilizando um novo sistema de identificação de visitantes e acompanhantes.

Com cores diferentes para os diversos setores do hospital, as etiquetas adesivas são aplicadas na roupa do visitante ou acompanhante após a identificação junto às recepcionistas. Cada etiqueta é preenchida com a data da entrada e o número do leito do paciente que recebe a visita ou o acompanhante.

Antes, os visitantes e acompanhantes recebiam um cartão plastificado na entrada e o devolviam na saída.
“Como era um cartão, que a pessoa carregava na mão, ou guardava no bolso, ficava difícil identificar quem circulava dentro do hospital”, explica o chefe do Setor de Administração, Ricardo França de Brito. “A etiqueta, colada na roupa, fica sempre visível, e o pessoal da vigilância tem mais controle”, completa o chefe da Unidade de Apoio Operacional, Wesley Akahoshi.

Cores
Rosa: visitante Maternidade
Amarelo: acompanhante Maternidade
Preto: visitante Administração
Azul: visitante Hospital Geral
Verde: acompanhante Hospital Geral

Outros resultados
Apesar de o projeto ter surgido com foco na segurança, ainda nesta fase de adaptação ao novo sistema são esperados outros resultados, como a possibilidade de quantificar com precisão o fluxo diário de visitantes.

“Com o sistema anterior não se obtinha um número confiável, porque muitas pessoas acabavam esquecendo de devolver o cartão na saída. Com as etiquetas vamos conseguir quantificar melhor”, explica a chefe do Setor de Projetos Estratégicos em Saúde, Deise Pinheiro Vieira.

Com uma alta taxa de extravio e por se deteriorarem com facilidade, os cartões precisavam ser frequentemente repostos e ainda necessitavam de higienização constante.

Com a adoção das etiquetas de identificação é esperada também a redução do risco de contaminação cruzada, uma vez que se trata de material descartável. “Certamente é um benefício a considerar. É significativo esse controle, pois, num ambiente hospitalar, é muito importante não compartilhar objetos entre acompanhantes”, comenta a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Angela Mendonça de Souza.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh