Grupo InterArtes celebra aniversário com exibição de “Laranja Mecânica”

Atualizada: 06/04/2016
Nesta quinta-feira (07), às 15h, será exibido e debatido o filme “Laranja Mecânica” (1971), dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro de Anthony Burgess (1962). A sessão é comemorativa ao aniversário de 2 anos de criação do Grupo de Estudos InterArtes e ocorrerá na sala 07, da FACALE (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), na Cidade Universitária. O evento é aberto ao público.

No filme, Alex (Malcolm McDowell), o protagonista, é um sociopata carismático cujos interesses incluem música clássica (principalmente Beethoven), estupro e ultraviolência. Ele lidera uma pequena gangue de arruaceiros (Pete, Georgie e Dim) a quem ele chama de drugues ("amigo" em russo). O filme narra os terríveis crimes de sua gangue, sua captura e a tentativa de reabilitação através do controverso condicionamento psicológico. Alex narra a maioria do filme em Nadsat, gírias adolescentes compostas por corruptelas de idiomas eslavos (principalmente russo), inglês e cockney.

A iniciativa de sessões de cinema na FACALE faz parte do projeto de extensão Cineclube UFGD, que sob a responsabilidade do Grupo de Estudos InterArtes, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira, apresentará produções latino-americanas e discutirá a relação entre a Literatura, o Cinema e as Artes com os acadêmicos da Cidade Universitária.

As sessões na FACALE ocorrerão todas as quintas-feiras e o Cineclube UFGD também continua com as sessões aos sábados, às 17h, na Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
Acompanhe a programação em :https://interartesufgd.wordpress.com/cineclubeinterartes/

Informações: Com sinopse da Wikipédia

Assista ao trailer