Governo do Estado se compromete a doar terreno para ampliação do HU-UFGD

Atualizada: 19/04/2016
Área será utilizada para construção da Unidade Materno Perinatal

Como parte do processo de implantação da Unidade Materno Perinatal (UMP) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), o governador Reinaldo Azambuja assinou, no último sábado (16), um termo de compromisso para a doação de um terreno pertencente ao Estado de Mato Grosso do Sul à Universidade. A UMP é a nova formulação do projeto conhecido como Instituto da Mulher e da Criança e será um anexo do HU-UFGD voltado exclusivamente para atendimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia, pediatria e neonatologia.

O compromisso foi pactuado em evento realizado durante a passagem da Caravana da Saúde por Dourados. A reitora da UFGD, Liane Calarge, a superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL), Ednei Miglioli, também assinaram o documento.

O espaço que será doado é um cinturão verde localizado ao lado do hospital e abrigará o prédio de 8,7 mil metros quadrados e três pavimentos que terá como finalidade suprir a demanda regional de benefícios à saúde feminina e infantil, existente em uma população de cerca de 800 mil habitantes da Grande Dourados. Os investimentos previstos para a construção são provenientes de cinco emendas parlamentares que juntas totalizam R$ 5.813.000.

A assinatura do termo de compromisso foi consequência do alinhamento articulado pela Reitoria, Governo de MS e a bancada estadual, atendendo a um pedido da Superintendência do HU-UFGD. Agora o projeto de lei será redigido pelo Governo para formalizar a transferência do terreno. “Assim que estiver pronto, esse projeto de lei será encaminhado à Assembleia. Com a atenção do governo do Estado e a sensibilidade dos deputados estaduais, conseguiremos a aprovação", explicou Henrique Sartori, chefe de gabinete da Reitoria.

Benefícios para a linha materno-infantil
Com a implantação da UMP, todo o atendimento voltado a mulheres e crianças será feito nesse prédio, totalmente equipado e adaptado para partos, cirurgias e internações, além da assistência ambulatorial.

A estrutura contará com Pronto Atendimento Pediátrico, Pronto Atendimento Obstétrico, ambulatório para recém-nascidos, ambulatório para pré-natal de alto risco, Banco de Leite Humano, UTIs Pediátrica, Neonatal, Neonatal Convencional e Neonatal Canguru, Internação Obstétrica, Centro de Parto Normal e Centro Obstétrico, totalizando 125 leitos, além de consultórios, salas obstétricas e quartos de parto normal.

Atualmente, a obra está em fase de finalização do projeto básico de arquitetura e contratação de projetos complementares de engenharia. Esses planejamentos estão sendo realizados por meio de termo de cooperação firmado entre a UFGD, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU-UFGD, e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).